Primeiro dia útil do ano tem alta procura por vacina contra a gripe

Após um fim de semana fechados, por conta do feriado de Ano Novo, os postos de vacinação do Recife reabriram nesta segunda-feira (03), primeiro dia útil de 2022. E a procura pela vacina contra a Influenza continua alta. 

Logo no começo da manhã, dezenas de pessoas formavam uma fila para receber o imunizante. Uma das primeiras a chegar, a aposentada Vanda Lúcia, 61, foi até a Policlínica Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista, para se vacinar contra a gripe, pois está com o filho resfriado.

"Meu filho apresentou uns sintomas, então eu vim logo para me proteger. Estou com as doses da Covid-19 em dia, mas ainda não tinha tomado a da gripe", disse.

O comerciante Charles Henrique, 48, também estava na fila para receber a proteção gripal. A também comerciante Daniela Alves, 21, que trabalha com Charles, estava acompanhada do colega. "Muitas pessoas griparam do final do ano para cá, principalmente lá na empresa. Então combinamos de vir em grupo. É uma forma de se proteger", afirmou Daniela.

Pontos itinerantes

Além dos postos de saúde, a vacinação contra a gripe ganha o reforço de pontos itinerantes. De hoje até a sexta-feira, das 9h às 12h, oito pontos da cidade receberão as equipes da Secretaria de Saúde do Recife, são eles os bairros de Dois Unidos, Espinheiro, Vasco da Gama, Vila dos Milagres, Joana Bezerra, Água Fria, Jordão Alto e Afogados. A programação completa pode ser vista no site da Prefeitura do Recife. Nesses locais, também será feita uma busca ativa para encontrar pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid ou estão com alguma dose atrasada.

Para receber o imunizante contra a gripe, seja em unidades de saúde ou nos pontos itinerantes, os moradores precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. No caso da Covid, também é necessário apresentar o cartão de vacinação para quem já recebeu alguma dose.

Reforço da Covid

Desde ontem, 22 unidades de saúde ficam disponíveis para o agendamento da vacina contra a Covid-19. Os locais poderão aplicar tanto a primeira dose, como a segunda ou a dose de reforço. As unidades estão espalhadas nos oito distritos sanitários da cidade e funcionarão das 8h às 16h, sendo necessário fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

Além disso, a Prefeitura abriu agendamento, também ontem, para os pontos localizados na Unicap (centro de vacinação e drive-thru), no Dnocs (centro e drive), na Universidade Rural (centro e drive), no Compaz Escritor Ariano Suassuna (centro), na Justiça Federal (drive), no Geraldão (centro e drive), no Parque Urbano da Macaxeira (centro e drive), na UPAe Ibura (centro de vacinação) e na Universidade Federal de Pernambuco (drive). Para quem for tomar a dose de reforço, pode agilizar o atendimento levando um comprovante que já tomou as duas doses anteriores. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

 

Post a Comment