Empresário do setor sucroenergético, Dr. Murilo Tavares de Melo falece aos 96 anos

O empresário do setor sucroenergético Dr. Murilo Tavares de Melo faleceu nesta segunda-feira (3), aos 96 anos, no Recife, deixando legado importante para o segmento. Foi uma grande referência como empreendedor e na inovação tecnológica da cana-de-açúcar no Nordeste e no Centro-Sul do Brasil. O velório e a cremação serão realizados nesta terça-feira, às 8h, no Cemitério Morada da Paz, restritos à família.

Engenheiro agrônomo formado na Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, Dr. Murilo foi um dos fundadores do Grupo Tavares de Melo, juntamente com seus irmãos.

A família Tavares de Melo, no passado, detinha a Usina Olho D’Água, que depois passou a pertencer a Dr. Murilo e seus descendentes.

Hoje, esse grupo é integrado pela Usina Central Olho D’Água de Pernambuco, Usina Comvap, no Piauí, Usina Giasa, na Paraíba, além da participação como acionista dos Terminais Marítimos de Pernambuco S/A (Temape), no Porto de Suape, com as usinas Trapiche, Petribu e Ipojuca. Seu filho Gilberto Tavares de Melo e outros filhos já estão à frente do dia a dia das empresas.

Dr. Murilo também tinha atividades agroindustriais no Mato Grosso do Sul com duas indústrias de cana-de-açúcar, além de outros interesses, como a indústria especializada na produção de sucos de frutas e outros alimentos Maguary e atuação no ramo de sorvetes com a Kibon Sorvane.

DEPOIMENTOS:

Pessoalmente, Dr. Murilo preparou sua família e executivos para a sucessão nas atividades que hoje são presididas por Dr. Gilberto Tavares de Melo, irmãos e equipe. Lega conceitos bem definidos que dignificam uma gestão caracterizada por correção de princípios e valores, e que busca sempre responsabilidade socioambiental

Renato Cunha

Presidente do Sindaçúcar-PE

Pernambuco e o setor sucroalcooleiro perderam hoje, o empresário pernambucano Murilo Tavares de Melo. Filho do fundador do Grupo Tavares de Melo, Artur Tavares de Melo, o recifense atuou de forma brilhante na direção da Usina Central Olho D’Água, localizada no município de Camutanga, Zona da Mata de Pernambuco. Homem empreendedor e dinâmico, até 1994 foi sócio e diretor do Grupo Tavares de Melo e ajudou a impulsionar o segmento no estado. Aos familiares e amigos, manifestamos nossos sinceros sentimentos.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

À frente do Grupo Olho D’Água, Murilo contribuiu com a economia do Estado, empregando e mudando a realidade de muitas famílias pernambucanas, por meio de importantes investimentos feitos em negócios no setor sucroalcooleiro

Ricardo Essinger
Presidente da Fiepe

Soube há pouco do falecimento de Dr. Murilo Tavares de Melo, um belo ser humano a quem aprendi a admirar e de quem me tornei amigo. Empresario de grandes predicados, moderno e realizador, devo um testemunho político e pessoal do seu exemplo de correção e compromisso social.

Dr. Murilo, foi homem raro, simples, que marcou a cena pernambucana cativando aqueles com quem conviveu. Aos familiares, e em particular Gilberto, seu filho e também meu amigo, sinceros sentimentos de pêsames.

Jarbas Vasconcelos
Senador da República

Lamentamos o falecimento de Murilo Tavares de Melo, referência para o setor sucroalcooleiro de Pernambuco e do Nordeste, como empreendedor responsável pelo Grupo Olho D’Água. Liderando o empreendimento familiar com muita qualificação, Murilo deixa um legado de boas práticas de gestão e inovação, sendo reconhecido no mercado nacional pela excelência. Que Deus possa lhe receber em seus braços, confortando seus familiares e amigos. 

Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

É com profundo pesar que recebi a notícia da morte do empresário Murilo Tavares de Melo, fundador do Grupo Olho D’Água, que muito contribui para o desenvolvimento de Pernambuco, gerando também emprego e renda para nossa gente. 

Deixo aqui o meu abraço e a solidariedade à toda sua família,  em nome do seu filho, o meu amigo Gilberto Tavares de Melo, e a seus inúmeros amigos neste momento de despedida. 

Bruno Araújo
Presidente naciional do PSDB

Dr. Murilo sempre foi pela sua liderança exemplo e referência para orgulho de nosso setor.

Gregório Maranhão
Consultor do setor sucroalcooleiro

Dr. Murilo será sempre farol luminoso para nossa geração. Paradigma de empresário vitorioso, reto e probo, chefe de família exemplar. Privilégio para todos nós ter tido uma liderança dessa envergadura. Líder determinado e empenhado amor pelo campo, austero, espartano, grande exemplo de simplicidade, franciscano de gestos, grande filho, irmão, pai, avô, bisavô e amigo! Um dos homens mais sérios e inteligentes que tive oportunidade de conviver! Dedico essa mensagem a ele e a todos os familiares como prova de minha gratidão e carinho por esse homem, que considero como um segundo pai. Rezo e rogo a Deus que, com sua infinita misericórdia o receba de braços abertos. Fé e força nesse momento é o que desejo para toda família. Um abraço apertado.

Alcemilton
Executivo há 26 anos no Grupo Olho D’Água

Dr. Murilo Tavares de Melo foi um dos homens mais sérios e decentes que já conheci. Homem de palavra, homem bom. Tive o prazer de conviver com ele durante bastante tempo, inclusive quando presidente da Associação dos Fornecedores de Pernambuco. Jamais esquecerei a grandeza e honradez de Dr. Murilo. 

Amigo Zé Maria de Andrade

 

Post a Comment