Sem sustos e mesmo com um homem a menos, o Santa Cruz venceu o Treze por 3x0, neste domingo (27), na Arena de Pernambuco, pela última rodada do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. Renato, Eurico e William Alves marcaram os gols. Com o resultado, a Cobra Coral terminou na vice-liderança e, na segunda fase, que abre a etapa eliminatória da competição, vai encarar o Sergipe.
Adversário do Santa no primeiro mata-mata, o Sergipe terminou em terceiro no Grupo A. A equipe vem de vitória por 1x0 perante o Jequié. O primeiro jogo entre sergipanos e pernambucanos será no Batistão e a volta acontecerá no Arruda ou na Arena de Pernambuco. Datas e horários ainda serão definidos.
Novidades
A principal novidade na escalação do Santa Cruz foi a entrada do goleiro Rokenedy na vaga de Felipe Alves. Além disso, o técnico Marcelo Cabo poupou seis jogadores que estavam pendurados: Toty, Matheus Vinícius, Balotelli, Thiaguinho, Geovany e Rodrigues.
Nas arquibancadas da Arena de Pernambuco, os investidores da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Santa Cruz acompanharam o duelo. Quem também esteve no estádio foi o novo reforço do Tricolor, o atacante argentino Ariel Nahuelpan, de 37 anos.
Em um gramado bastante desgastado pelas chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias, não foram poucos os lances de jogadores escorregando ou jogadas em que a bola rolou com dificuldade.
Já classificado, mas buscando o topo do Grupo A3, o Santa Cruz tentou ditar o ritmo do jogo. Se pelo chão, por conta do estado ruim do campo, as jogadas não estavam surtindo efeito, o Tricolor apostou nos lances pelo alto. Aos 27 minutos, Nathan cruzou na medida para Renato, de cabeça, abrir o placar na Arena.
O momento era para ser apenas de festa para o Santa, mas um detalhe deixou os tricolores preocupados. Na comemoração do gol, Renato subiu a escada da Arena e levou o cartão amarelo. Como já tinha sido advertido minutos antes, o meia coral foi expulso.
Por pouco, o Santa não ampliou em um chute do meio-campo de Thiago Galhardo. A bola tinha endereço certo, mas o goleiro Igor salvou. O Treze, mesmo sem chances de classificação, partiu para pressionar o Tricolor, mas foram os mandantes quem ampliaram. Após escanteio no lado esquerdo, Eurico subiu bem e desviou para fazer 2x0.
A desvantagem numérica não foi, de fato, um problema para o Santa. Aos dois minutos do segundo tempo, após bola levantada na área, William Alves completou de carrinho e marcou o terceiro para o Tricolor, dando ainda mais tranquilidade na partida.
Rokenedy, que mal tinha pego na bola no primeiro tempo, apareceu bem aos 12 minutos em chute rasteiro de Cirilo. Vendo o tempo passar e o time sem conseguir ao menos um gol para recuperar a confiança, o técnico William de Mattia mexeu no Treze, colocando Pedro Henrique e Mateus Maranguape.
Sem pressa, o Santa diminuiu o ritmo e manteve o placar de 3x0 para fechar a participação no Grupo A3 na vice-liderança, com 27 pontos.
Central
No outro jogo envolvendo um clube pernambucano, o Central empatou em 0x0 com o Ferroviário, no Presidente Vargas. A Patativa passou em terceiro no Grupo A3 e, na segunda fase, enfrenta o Lagarto.
Ficha técnica
Santa Cruz 3
Rokenedy; Yuri Ferraz, Eurico, William Alves e Nathan (David); Pedro
Favela, Gabriel Galhardo (Hiago Ribeiro), Willian Júnior (Vinícius
Silva) e João Pedro (J.Paulista); Renato e Thiago Galhardo (Pedro
Henrique). Técnico: Marcelo Cabo.
Treze 0
Igor Rayan; Guilherme Lucena (Ezequiel), Marcelo, Diego Ivo e
Arthurzinho; Lincoln, Jorginho e Rodrigo Gaia (Van); Luisinho (Matheus
Maranguape), Cirilo e Gustavinho (Pedro Henrique). Técnico: William de
Mattia.
Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis (MA)
Assistentes: Jeydson Mandu e Nicolly Ariely (ambos MA)
Gols: Renato (aos 27 do 1ºT), Eurico (aos 35 do 1ºT), William Alves (aos 2 do 2ºT)
Cartões amarelos: Renato (S); Gustavinho, Luisinho, Jorginho, Rodrigo Gaia (T)
Cartão vermelho: Renato (S)
Público total: 10.103 torcedores
Renda: R$ 233.780,00