A ação, que tramita na Justiça, solicita o pagamento de R$ 50 mil por danos morais. As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
As afirmações que motivaram a denúncia foram feitas por Fontenelle em um vídeo publicado em seu canal no YouTube na sexta-feira (18).
Em um dos trechos, Fontenelle afirma que Erika é “preta, do cabelo duro, como todos os pretos são”. No vídeo, ela diz ainda que pessoas negras deveriam “parar de querer ser brancos porque vocês não são. Parem de querer ser loiros porque vocês não são”.
A influenciadora chegou a ameaçar:
"É uma trans que teve a chance de mostrar que poderia ter caráter, independente de ser uma trans ou qualquer outra coisa. Mas você não tem. [...] E eu não sou o Nikolas [Ferreira], se vier pra cima de mim eu puxo a peruca e te deixo careca"
As declarações ocorreram enquanto Fontenelle comentava sobre a votação do projeto de lei 1112/23, proposto pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
A proposta pretende modificar a Lei de Execução Penal, exigindo que condenados por crimes hediondos ou equiparados cumpram ao menos 80% da pena antes de obter progressão de regime. Parlamentares do PSOL e do PT votaram contra a medida.