Em um rápido balanço sobre os primeiros seis meses de trabalho da Assembleia, deputado cobrou mais foco dos parlamentares nos interesses de Pernambuco
“Pior semestre do que este não pode acontecer mais não”, afirmou Moraes, ressaltando a necessidade de que o bom senso prevaleça entre os deputados, especialmente os da oposição. Para ele, já passou da hora de colocar os interesses do Estado acima das disputas partidárias: “É preciso que a gente pense mais em Pernambuco e possa avançar”, reforçou.
Antônio Moraes também externou sua preocupação com o cenário pós-reforma tributária, que prevê o fim dos incentivos fiscais a partir de 2032. Segundo ele, Pernambuco precisa se preparar rapidamente, construindo uma infraestrutura adequada para ganhar competitividade diante de outros estados – sobretudo do Sudeste e Sul do país – garantindo a atração de novas empresas e a geração de mais empregos. O parlamentar destacou a importância de dar andamento a obras viárias, portos e aeroportos e, principalmente, o Arco Metropolitano, como estratégia pata fortalecer essa competitividade a partir de 2032.
Questionado sobre os reflexos da antecipação do debate eleitoral, Antônio Moraes reconheceu que o ambiente político sempre tende a se acirrar com a aproximação do pleito, mas ponderou que ainda há tempo para reverter o clima e evitar prejuízos para Pernambuco: “A eleição ainda é daqui a um ano e meio. A gente espera que antes disso se desarmem os palanques”, advertiu.
Apesar das tensões políticas, Moraes ressaltou que o final do semestre já trouxe alguns sinais de melhora no ritmo da tramitação de projetos, e se mostrou esperançoso em relação ao segundo semestre. “Espero que a gente possa voltar a trabalhar para ajudar a entregar à população um Pernambuco muito melhor”, concluiu.
FESTEJOS – Ao longo da última semana, Antônio Moraes aproveitou a pausa nas sessões plenárias da Assembleia para prestigiar as festas juninas em diversos municípios do Estado, principalmente na Mata Norte, sua principal base eleitoral. Fã declarado dos festejos de junho, o deputado participou de eventos em várias cidades da região, promovidos pelas prefeituras, e se disse satisfeito em ver como a população participa ativamente e faz questão de manter vivas essas manifestações folclóricas tão características de Pernambuco.
Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação