Sabe aquele tipo de conhecimento geral que todo mundo já tem? Aí vai mais um: ter cachorro faz bem! Interagir com cães proporciona bem-estar para o tutor de diversas formas. Hormônios como a ocitocina, serotonina e cortisol são liberados quando pessoas que amam pets dividem o cotidiano com os pets. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Konkuk, na Coreia do Sul, e publicada pela revista científica Plos One reforça essa tese.
Sobre estudo
O estudo comprovou que a interação com cachorros tem efeito antiestresse para humanos. Esse contato aumenta a atividade cerebral em áreas associadas ao bem-estar e ao foco.
Participaram da iniciativa 30 pessoas adultas com idade média de 28 anos. Os participantes realizaram oito atividades diferentes com um cachorro durante três minutos cada. Foram realizadas reuniões, brincadeiras, alimentação, massagem, higiene, fotografia, abraços e caminhadas. Ondas cerebrais nos lobos pré-frontal, frontal, parietal e occipital foram medidas durante as atividades.
O cão escolhido para conviver com o grupo de pesquisa foi uma fêmea da raça poodle standard, de quatro anos. A cadelinha estava vacinada, vermifugada, treinada e sociável durante o estudo. Um adestrador acompanhou a atividade.
Eletrodos foram colocados no couro cabeludo dos participantes para oferecer uma leitura precisa e imediata da atividade elétrica cerebral durante as ações.
Atividades como alimentar, massagear e abraçar o cachorro diminuíram a pontuação total do transtorno de humor, o que indicou um efeito positivo nos participantes, que apresentaram redução no estresse em todas as ações realizadas com a cadela.
Além disso, o estudo demonstrou que práticas como um passeio ou massagem no pet podem ativar um relaxamento mais acentuado, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral.