Presidente de organizada do Paraná pisoteado por cavalo da PM teve morte cerebral, diz delegado

 

A classificação do Paraná Clube às oitavas de final da Série D ficou marcada por um triste evento. O presidente da Fúria Independente, uma das maiores organizadas do clube, Mauro Urubim, foi pisoteado por um cavalo da Polícia Militar (PM). E, de acordo com o delegado do caso, o torcedor teve a morte cerebral constatada nesta segunda-feira.

O caso diverge em opiniões. No intervalo do jogo diante do Cascavel, no sábado, Mauro sofreu o acidente e foi encaminhado ao hospital em estado gravíssimo. Segundo o delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), o vice-presidente da Fúria Independente confirmou a morte.

- Recebemos de um torcedor, o vice da Fúria, a informação de que foi constatada a morte cerebral. Farão mais um exame agora à tarde e outro de noite para confirmar. Ele ainda está vivo. Vamos torcer para que se recupere. Mas quando é constatada a morte cerebral, é porque a situação está muito difícil - disse ao "Bem Paraná".

Posicionamento do Paraná

O Paraná Clube se posicionou nas redes sociais sobre o ocorrido. Em nota, o clube pediu orações para a família de Mauro e, além disso, pediu apuração vigilante e punições severas aos envolvidos no acidente na Vila Capanema.

"No sábado, dia 30, infelizmente, não tivemos somente alegria e comemoração. Tivemos, lamentavelmente, um incidente no qual o conselheiro do Clube e presidente da torcida organizada Fúria Independente foi gravemente ferido, encontrando-se hospitalizado, em estado gravíssimo. Mauro Machado Urbim teve traumatismo craniano grave.

Por meio desta nota, solicitamos todos os pensamentos positivos e orações ao Mauro Machado Urbim!

Da mesma forma, por intermédio do Clube, os seus Conselhos (Deliberativo, Gestor, Consultivo e Fiscal) solicitam à Polícia Militar do Estado do Paraná que seja feita apuração célere, completa e detalhada do ocorrido com o conselheiro Mauro Machado Urbim.

Somente com o esclarecimento dos fatos conseguiremos evitar generalizações, atribuir justamente eventuais erros ou culpas, determinar medidas de prevenção e, principalmente, trazer para dentro e fora dos estádios a paz que precisamos para que tragédias não mais se repitam.

O Paraná Clube e seus Conselhos se colocam totalmente à disposição para que possamos elucidar todo e qualquer fato ocorrido, e trabalharmos em conjunto para que o futebol possa ser um congraçamento e um espetáculo, apenas com rivalidades esportivas.

Polícia também se posicionou

Após o posicionamento do Paraná, a PM também divulgou uma nota oficial sobre o caso. No documento, além do lamento pelo ocorrido, o órgão público revelou que a ação foi motivada por uma tentativa de invasão dos torcedores da Fúria Independente. A organizada nega.

"Neste sábado, dia 30/07, no intervalo do jogo entre Paraná Clube e Cascavel, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

As equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis.

Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio.

Após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador.

Será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes."

SEQUÊNCIA DA SÉRIE D

O Paraná Clube volta a campo neste domingo, diante do Pouso Alegre. A primeira partida das oitavas de final será na Vila Capanema, enquanto a volta acontecerá em Minas Gerais.

 

Post a Comment