Parem de tentar privatizar nossas empresas, diz Lula

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas ao Palácio Planalto, afirmou nesta quarta-feira que o governo e o setor empresarial devem desistir das tentativas de privatização de empresas como a Petrobras e a Eletrobras.

"Eu quero aproveitar esse calor democrático dessa sala e dizer ao governo e dizer aos empresários: parem de tentar privatizar as nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição", disse o ex-presidente em evento em Juiz de Fora (MG).

"Pare de tentar privatizar a Eletrobras. Porque se não fosse a Eletrobras, não teria o programa Luz Para Todos... e só pode ser feito porque a empresa era pública!", acrescentou, citando ainda os Correios, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o BNDES. 

Lula citou venda da BR Distribuidora sob o pretexto de aumentar a competitividade e, assim, reduzir os preços dos combustíveis. Mas avaliou que, na verdade, o processo levou à importação dos combustíveis, tornando-os mais caros.

"E o presidente da República, ao invés de ter coragem de colocar a mão e resolver o problema, ele fica trocando de presidente da Petrobras e de ministro de Minas e Energia. Ele na verdade não sabe o que está fazendo nesse país", disse.

Criticado pela alta dos preços de combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro exonerou Bento Albuquerque do cargo de ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira e nomeou Adolfo Sachsida para substitui-lo. O novo ministro é declaradamente defensor de ideias liberais e crítico a políticas intervencionistas, de subsídio ou controle de preços no setor de energia.

Em seu primeiro pronunciamento no cargo, o novo ministro anunciou que uma das primeiras medidas à frente do cargo será a solicitação de estudos sobre a desestatização da Petrobras.

Ao referir-e à inflação do país como o "preço da irresponsabilidade", Lula creditou boa parte dela aos preços controlados, como o da energia elétrica, o do diesel, do gás e da gasolina.

O petista também fez uma analogia com o ex-presidente Juscelinho Kubitschek, cujo mote era o de fazer o país desenvolver "50 anos em 5", prometendo promover um crescimento do país equivalente a 40 anos nos 4 anos de mandato presidencial.

Publicidade

"GOLPE DEMOCRÁTICO"

Lula também aproveitou para comentar mais uma vez os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral, alvo preferencial do presidente, que vem colocando em dúvida a lisura das urnas eletrônicas. Nesta quarta, Bolsonaro voltou a bater na tecla, afirmando que não teme o resultado de um pleito que ocorra de forma "limpa".

"O Bolsonaro fala em golpe todo dia... ele vai ver o golpe que ele vai sofrer dia 2 de outubro. O povo brasileiro vai dar um golpe no autoritarismo dele e vai restabelecer a democracia neste país. Vai ser o primeiro golpe democrático e popular", disse o ex-presidente.

"Um golpe sem fuZil, um golpe sem metralhadora,... é um golpe da eleição democrática", acrescentou Lula, dizendo que se as urnas eletrônicas pudessem ser violadas ele não teria sido eleito duas vezes para a Presidência da República.

 

Post a Comment