Alepe lança curso inédito na área de segurança pública

 Capacitação faz parte do projeto Lideralepe e terá como foco temas como direitos humanos e o papel do legislativo na democracia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco lançou nesta terça-feira (10) o curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública”, uma parceria da Alepe com a Secretaria estadual de Defesa Social e o Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A capacitação integra um projeto maior de formação de lideranças, o Lideralepe, iniciativa inédita da gestão do atual presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), cujo objetivo é o de promover a formação de novas representações políticas em Pernambuco.



O curso “Formação de Lideranças em Segurança Pública” abordará temas como o sistema político brasileiro, o papel do legislativo na democracia, direitos humanos, políticas públicas de segurança, estatística e saúde mental dos profissionais de segurança.

A capacitação, oferecida gratuitamente pela Alepe através da sua Escola do Legislativo nesse mês de maio, tem como público-alvo gestores das operativas da Secretaria de Defesa Social. A partir de junho, serão contemplados policiais federais, rodoviários federais, penais, agentes socioeducativos, guardas municipais, além de policiais militares, civis e bombeiros militares. No fim do mês será apresentado a próxima etapa a representantes de todas as categorias das forças de segurança.

As aulas serão ministradas por professores da Universidade Federal de Pernambuco e por profissionais de agências de inteligência da União e profissionais da segurança. O curso terá 40 horas/aula e começa no próximo dia 16 com encontros remotos e presenciais.

Na ocasião de lançamento do curso, nesta terça, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Alepe e a Secretaria de Defesa Social que formalizou a parceria. O presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros, ressaltou a iniciativa como “mais um esforço de aproximar a Assembleia das instituições e da sociedade como um todo”.

“Acreditamos que temos, cada vez mais, que empreender, qualificar e reconhecer também os profissionais de segurança pública e todos os servidores públicos do nosso estado”, disse o presidente.

Para o diretor de ensino da Polícia Militar, coronel Antônio Menezes, a parceria com a Alepe fortalece a aproximação com a academia e valoriza a formação continuada de policiais, principalmente os lotados no interior.  

“Nossa intenção e a do comando da corporação é avançar, principalmente nesse ensino online, aproveitando a plataforma EaD da escola da Alepe. Levar àquele policial mais simples, que está em um destacamento pelo interior do estado, e tem mais dificuldade de se capacitar. São esses que ficam anos sem uma especialização e nossa ideia é alcançá-los”.

Para o presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, com o curso de formação de lideranças em Segurança Pública, o Lideralepe “amplia sua capacidade de contribuir com a capacitação de integrantes das corporações, mas sobretudo, introduz um elemento fundamental: o zelo em cuidar das pessoas”.  

“A Alepe, mais uma vez, coopera com ações que observam os princípios da democracia e colabora com a consolidação de uma sociedade onde haja diálogo em defesa da paz e da justiça social com foco em fortalecer a cidadania”, destacou o presidente da Elepe.

Assembleia cidadã  

O projeto Lideralepe foi lançado em abril do ano passado por ocasião do aniversário de 186 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa é atualmente bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

O Assembleia Cidadã premia as iniciativas legislativas que adotam políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento da Federação. Os trabalhos são reconhecidos pela modernização dos serviços prestados em áreas como Projetos Especiais, Gestão e Atendimento ao Cidadão.

 Fotos: Giovanni Costa/Alepe

Post a Comment