Sem Matheus Anderson, Santa Cruz tem variações táticas possíveis na estreia da Série D

 Perder atletas por lesão é comum para as equipes de futebol. Porém, logo em estreia de campeonato, lidar com uma mudança forçada não é o melhor dos cenários para os treinadores. É o caso de Leston Júnior, neste domingo, quando o Santa Cruz inicia a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Sem o atacante Matheus Anderson, lesionado, o treinador terá uma série de possibilidades para escolher os onze atletas titulares diante do Lagarto.

“Eu não gosto muito de falar de ausências. Prefiro enaltecer as entradas, se não a gente acaba se debruçando em cima de problemas e precisamos trazer solução. A solução é reproduzir uma coisa que a gente já fez. Não será inteligente fazer uma mudança drástica em cima de uma base que a gente estruturou. Então a tendência é que a gente utilize uma formação que já usamos em outras oportunidades. Temos soluções para isso”, comentou o técnico tricolor.


A primeira - e mais provável - opção é a adoção do esquema com três volantes, mantendo Elyeser na equipe, uma vez que Rodrigo Yuri, companheiro de Gilberto no meio de campo na maior parte da temporada, está recuperado e pronto para voltar aos jogos. Isso implicaria no esquema 4-3-1-2, com Tarcísio centralizado na criação de jogadas, e Rafael Furtado fazendo dupla de ataque com Matheuzinho.

Outra possibilidade ainda é sacar Elyeser (ou não retornar com Rodrigo Yuri titular) e deslocar Tarcísio para a ponta, num 4-3-3. Sendo assim, Esquerdinha seria o mais cotado para conduzir o setor de criação. Embora não tenha se firmado como titular, o experiente meia foi frequentemente utilizado no Pernambucano e leva vantagem sobre os demais concorrentes, João Cardoso e João Henrique.

A terceira - e bem mais remota - possibilidade é a utilização do lateral Edson Ratinho como ponta direita, como o próprio técnico Leston Júnior explicou durante a entrevista coletiva pré-jogo.

“Temos possibilidades e vamos trabalhar. O próprio (Edson) Ratinho, jogou uma Série B quase que toda pelo CRB, com o Marcos Martins dobrando juntos pelo lado direito. Temos algumas possibilidades, treinamos algumas delas e vamos esperar um pouco mais próximo do jogo para definir o melhor onze que a gente tiver, para que faça um grande jogo, uma grande estreia”, apontou Leston.

Sendo assim, o provável time do Santa Cruz deve ter Kléver; Marcos Martins, Jr Sergipano, Alex Alves e Dudu Mandai; Gilberto, Rodrigo Yuri, Elyeser (Esquerdinha) e Tarcísio; Matheuzinho e Rafael Furtado.

Neste sábado, o Santa Cruz realiza o último treinamento pré-jogo em Aracaju. A delegação coral viaja no domingo - dia do jogo -, para Lagarto, no interior do estado. A cidade fica a cerca de 79 Km da capital sergipana, numa viagem que dura cerca de 1h e 20 minutos.

 

Post a Comment