Confira o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa

 

A Sexta-Feira Santa é comemorada na próxima sexta (15). A data cristã relembra o dia em que Jesus morreu crucificado.

O feriado, no entanto, costuma ter horários diferentes nos centros e shopping centers da Região Metropolitana do Recife (RMR) e em serviços oferecidos pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife, que decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira (14).

A Sexta-Feira da Paixão terá horário especial de funcionamento. Lojas do Centro do Recife e de bairros terão funcionamento facultativo, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

Já shopping centers da Região Metropolitana do Recife abrem e fecham em horários específicos. Os demais dias funcionam normalmente.

Confira abaixo os horários de funcionamento do comércio do Recife, shopping centers e de órgãos da Região Metropolitana:

Centro do Recife e bairros
Funcionamento será facultativo, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.
 
Recife
Shopping Recife - Funcionará das 12h às 21h.

RioMar Shopping - Funcionará das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista - Funcionará das 11h às 19h.

Shopping Tacaruna - Funcionará das 12h às 21h.

Plaza Shopping - Funcionará das 12h às 21h.

ETC Shopping - Lojas e quiosques: Fechados; Praça de Alimentação: Funcionará das 12h às 18h; Cinema: Tem horário próprio e pode ser conferido no site Moviemax. 
 
Olinda
Shopping Patteo Olinda - Funcionará das 12h às 21h.
 
Paulista
Paulista North Way Shopping - Funcionará das 12h às 21h.
 
Jaboatão
Shopping Guararapes - Funcionará das 12h às 21h
 
Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada - funcionará das 10h às 20h.
 
Igarassu
Shopping Igarassu - Funcionará das 12h às 20h.
 
Moreno
Recife Outlet - Funcionará das 12h às 21h.

Home Center Ferreira Costa
As unidades da Imbiribeira e Tamarineira, no Recife, estarão abertas das 9h às 18h na Sexta-Feira da Paixão (15). Já no Domingo de Páscoa (17), irá funcionar das 9h às 18h. 

As lojas de Caruaru e de Garanhuns, ambas no Agreste, fecharão na Sexta-feira da Paixão. No Domingo de Páscoa, a de Caruaru abrirá das 9h às 17h, e a de Garanhuns estará fechada.

Governo de Pernambuco:
Nesta quinta-feira (14), por determinação do governo estadual, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta. 

Prefeitura do Recife:
A PCR decretou ponto facultativo nesta quinta (14), mas alguns serviços funcionarão. Confira abaixo:

Turismo e Lazer

Ciclofaixa de Turismo e Lazer será em dobro, com o percurso montado na Sexta-Feira Santa (15) e domingo (17).

O Lazer na Rua, espaço livre dedicado para brincadeiras e atividades esportivas no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará disponível neste dois dias.

No Domingo de Páscoa (17), a Igreja Madre de Deus recebe o retorno do projeto Música na Igreja, com apresentação do grupo Allegretto, às 17h, com entrada gratuita.

Olha! Recife - os interessados podem conferir os roteiros disponíveis e garantir suas vagas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (15).

Cultura

Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, abrirá das 10h às 17h na quinta e na sexta-feira e, das 11h às 18h, no sábado e no domingo.

Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, abre nesta quinta, das 10h às 16h, com a exposição “Cinco Pontas”, Não haverá expediente de sexta a domingo.

Cais da Jaqueira, ao ar livre, no bairro homônimo, terár projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas para a garotada. As projeções vão ocorrer sempre das 19h às 22h e contam com 16 minutos de apresentação cada.

Saúde

Neste feriado prolongado da Semana Santa, a vacinação contra a covid-19 ocorre normalmente nos centro e drive-thrus, mediante agendamento, das 7h30 às 18h30. Para pessoas acima dos 12 anos, estarão abertos o Geraldão (Imbiribeira), o Parque da Macaxeira (Macaxeira), e a Upae do Ibura (Ibura). Já as crianças de cinco a 11 anos podem ser vacinadas no ponto montado na Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária). Os outros 36 pontos de vacinação retornam na segunda-feira (18).

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (18). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também realizará atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Assistência social

Não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. 

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Hospital Veterinário do Recife

O Hospital Veterinário do Recife funcionará até a quinta-feira, das 7h às 18h. Da Sexta-Feira da Paixão ao Domingo de Páscoa, estará fechado.a-feira.

Esportes

As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante a Semana Santa, assim como o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)..

Feiras e mercados

Feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos de 6h às 18h nesta quinta-feira e no Sábado de Aleluia. Já na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, o funcionamento será reduzido - de 6h às 13h.

Compaz e bibliotecas

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão de quinta-feira à próxima segunda (18), dia de manutenção, voltando ao atendimento ao público na terça-feira. O mesmo acontece para as bibliotecas dentro dos equipamentos.

Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados ficarão fechadas de quinta-feira a domingo, voltando às atividades na segunda.

Meio ambiente

O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR) funcionrão na Semana Santa. O JBR abre suas portas às 9h e segue com atividades até as 15h, já o Econúcleo Jaqueira vai das 9h às 16h.

Agências de Emprego e Salas de Empreendedorismo
Fechadas. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br.

Mulher

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado de Páscoa. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do Ipsep, das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138. 

Procon-Recife

Fechado.
 A população pode registrar reclamações pelo site procon.recife.pe.gov.br e denúncias pelo e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br

Prefeitura de Paulista: 
Na quinta (14) e na sexta-feira (15), as repartições estarão fechadas. Os serviços essenciais funcionarão normalmente - Guarda Municipal, agentes de trânsito, Defesa Civil (disque 153), coleta seletiva de lixo e limpeza urbana, além das unidades de saúde de emergência e das prontoclínicas.

Os polos de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza também estarão disponíveis de segunda a quarta. Em razão da Páscoa, não haverá imunização na quinta (14) e na sexta-feira (15) da Paixão de Cristo. A aplicação da vacina será retomada no sábado (16).

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em esquema de plantão judiciário nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em razão do feriado da Semana Santa, nas Comarcas da Capital e do Interior. No referido período, o Judiciário estadual prestará atendimento remoto voltado apenas para as demandas de urgências de 1° e 2° Graus de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. O horário de funcionamento dos plantões será das 13h às 17h.

MPT em Pernambuco
A sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, no Recife, e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru e de Petrolina funcionarão em regime de plantão durante os dias 13, 14 e 15 de abril, devido ao feriado da Semana Santa (Lei nº 5.010/66, art. 62, inc. II). O expediente do órgão ministerial no estado será retomado na segunda-feira (18), em formato presencial.

Post a Comment