Sem oposição da PM, militantes pró-Bolsonaro avançam sobre a Esplanada dos Ministérios

A poucas horas do 7 de Setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avançaram sobre a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite desta segunda-feira (6).

Vestidos principalmente com roupas com as cores verde e amarela e sem máscara, os apoiadores adentraram no espaço apesar da previsão de bloqueio policial da via na véspera dos atos pró-governo previstos para o feriado de 7 de setembro. Houve avanço de caminhões.

Em nota enviada à reportagem da Folha de S. Paulo pouco das 21h, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que "a entrada daqueles caminhões estava permitida a partir da 0h, tendo sido negociado com a SSP [Secretaria de Segurança Pública]".

Na mesma nota, a corporação disse também que "eles queriam antecipar a entrada e está sendo negociada esta possibilidade". Apesar de a PM tratar a entrada dos militantes como uma "possibilidade", por volta de 20h30 já circulavam vídos nas redes sociais mostrando a movimentação no local.

Os vídeos a que a reportagem teve acesso não mostrava ação da polícia.

Interdição
A região estava fechada para carros desde a noite de domingo (5), mas após pressão dos manifestantes a PM liberou o bloqueio, permitindo que carros descessem em direção ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir um homem gritando: "Acabamos de invadir, a polícia não deu conta de segurar o povo". Ele ainda completa: "E nós vamos invadir o STF amanhã".

O esquema de segurança divulgado pelo Governo do Distrito Federal previa a revista de manifestantes, para coibir armas brancas ou de fogo, e o fechamento do trânsito na Esplanada a partir da 0h desta terça-feira (7).

No entanto, na noite de domingo, a Secretaria de Segurança Pública resolveu antecipar o fechamento.

"Em razão da presença expressiva do número de manifestantes na Esplanada dos Ministérios e para garantir a segurança e melhor mobilidade, o trânsito de veículos estará restrito a partir da noite deste domingo (5) na região. A decisão foi tomada após avaliação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e das forças de segurança", disse a pasta, em nota. 

Post a Comment