Segunda Temporada do podcast ‘Sagas Pernambucanas, da Alepe, será veiculada pela Rádio Frei Caneca

Segunda Temporada do podcast ‘Sagas Pernambucanas, da Alepe, será veiculada pela Rádio Frei Caneca

 

Segunda fase aprofunda o debate sobre democracia, cidadania e políticas públicas ao longo de cinco episódios inéditos

A produção da Alepe sobre a história de Pernambuco será veiculada de segunda (2) a sexta (6)
A Rádio Frei Caneca FM (101.5 FM) transmite, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, às 21h, a segunda temporada do podcast Sagas Pernambucanas, uma produção original da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Sob o título "Voz e Força do Povo", esta nova fase celebra os 190 anos de existência do Legislativo pernambucano, completados em 2025, e coloca o povo de Pernambuco como a grande protagonista das transformações políticas do estado.

A narrativa transporta o ouvinte por quase dois séculos de história, começando pela instalação da Assembleia Provincial em 1835, em meio à crise da Guerra dos Cabanos. 

Nos episódios seguintes, são revelados fatos pouco conhecidos do movimento abolicionista, como a atuação da sociedade secreta Clube do Cupim, e os violentos conflitos eleitorais da República Velha entre Rosa e Silva e Dantas Barreto.

A série também resgata o pioneirismo feminino na política, destacando figuras como Maria Augusta Meira de Vasconcelos e Adalgisa Cavalcanti, a primeira deputada eleita no estado.

 O encerramento da temporada aborda a resistência do Legislativo durante a Ditadura Empresarial-Militar – tema do filme “Agente Secreto”, indicado ao Oscar –  e o processo de redemocratização.

Conhecimento
Coordenador do projeto, o jornalista da Alepe André Zahar pontua que o podcast nasce do desejo de resgatar personagens e lutas apagados da história oficial. "A veiculação na Frei Caneca – uma referência em comunicação pública – é fundamental para que o ‘Sagas’ extrapole as plataformas digitais e chegue diretamente ao cotidiano de milhares de pernambucanos”, avalia.

Gerente da Frei Caneca FM, Priscila Xavier ressalta que a emissora que carrega o legado de Frei Caneca tem o compromisso em ampliar o acesso à história e à cultura do estado.“Veicular esse conteúdo numa emissora pública e democrática garante que a tradição de lutas e participação social de Pernambuco seja conhecida e apropriada pela própria população", prossegue.

Premiação
O Sagas Pernambucanas é uma iniciativa da Superintendência de Comunicação (SCOM) da Alepe e tornou-se um marco pioneiro na comunicação pública brasileira por ser o primeiro podcast histórico-narrativo produzido pela equipe própria de uma Casa Legislativa no país. 
O projeto foi concebido em 2023 e lançado oficialmente em 2024.

A primeira temporada foi dedicada ao Bicentenário da Confederação do Equador (1824), detalhando o legado de heróis como Frei Caneca na luta contra o autoritarismo imperial.

 A eficácia e a inovação da iniciativa foram reconhecidas nacionalmente com a conquista do 3º lugar na categoria "Cultura e Literatura" do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil (MPB) 2025.

Formato imersivo
A produção, apresentada por André Zahar e Clarissa Falbo, aposta em uma linguagem acessível e didática por meio do storytelling, utilizando entrevistas com historiadores renomados, leitura dramatizada de documentos históricos, trilha sonora original e efeitos sonoros que trazem o ouvinte “para dentro dos fatos”. 

Além dos apresentadores, a segunda temporada traz participações de outros jornalistas da Alepe. A pesquisa contou com o suporte da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo (SPPHLEG) e da Biblioteca da Alepe, valorizando o acervo documental da instituição para a construção da memória coletiva.

Além da transmissão na Rádio Frei Caneca FM, o podcast pode ser acessado no canal do YouTube da Alepe e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Amazon Music.

Serviço: 

O que: Veiculação da 2ª Temporada do Podcast Sagas Pernambucanas 

Quando: De 2 a 6 de fevereiro de 2026, às 21h 

Onde: Rádio Frei Caneca (101.5 FM – Recife) e plataformas digitais da Alepe

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem