O sorteio que define os grupos para a Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos.
O campeonato, disputado entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, será sediado no Canadá, Estados Unidos e México.
Veja como funciona o Sorteio da Copa do Mundo de 2026 e os possiveis adversários da Seleção Brasileira.
Horário do Sorteio da Copa do Mundo 2026
O sorteio será realizado às 14h00 (horário de Brasília).
Como funciona o sorteio da Copa do Mundo 2026
Esta edição marca a maior quantidade de seleções na história das copas. Serão 48 países disputando o tão sonhado troféu. Destes, já são conhecidos 42, enquanto os outros seis participantes ainda disputam vagas via repescagem.
Com o aumento na quantidade de seleções envolvidas na competição, o número de grupos sobe para 12, com quatro equipes cada.
Os anfitriões México, Canadá e Estados Unidos ficarão - respectivamente - nos grupos A, B e D.
Depois, serão sorteados os cabeças de chave nos grupos restantes com seleções do Pote 1: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha. Assim, cada grupo será preenchido com uma seleção de um dos potes. Confira a distribuição:
Veja a distribuição de potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026
- Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha;
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, República da Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália;
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul;
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, vagas A, B, C e D da repescagem europeia, vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA.
Para restringir a quantidade de seleções das mesmas federações se enfrentando na primeira fase, uma das regras estabelecidas pela FIFA é que apenas a UEFA pode ter mais de um time por grupo, com o número máximo sendo dois. Isso acontece porque serão - ao todo - 16 times representantes do futebol Europeu na competição.
Para o Brasil, as restrições servem apenas para as seleções do pote 1 e da América do Sul. De resto, o caminho da Seleção está livre para enfrentar qualquer adversário.
Em uma simulação feita pelo Diario de Pernambuco, a Seleção Brasileira ficou no Grupo L com Croácia, Cabo Verde e Catar.
Alguns desses países que podem chegar a ser adversários do Brasil na fase de grupos ainda não são conhecidos, visto que ainda serão disputados jogos de repescagem, tanto organizados pela FIFA quanto pela UEFA.
