Com material do Diario de Pernambuco, Santa Cruz poderá ser reconhecido campeão brasileiro de 1967

Com material do Diario de Pernambuco, Santa Cruz poderá ser reconhecido campeão brasileiro de 1967

 

Com material obtido a partir de relatos do Diario de Pernambuco da época, o Santa Cruz busca ser reconhecido como campeão brasileiro de 1967. A reivindicação em questão envolve o título do Hexagonal Norte-Nordeste conquistado pela Cobra Coral, que tenta o reconhecimento do caráter nacional da competição.

O clube tricolor busca uma equiparação da Taça Roberto Gomes Pedrosa conquistada pelo Palmeiras na mesma época, que foi posteriormente considerada como título brasileiro. Segundo o pedido do Santa Cruz, os dois clubes eram considerados campeões do Sul e do Norte do país com base nos relatos do período.

Confira trecho do dossiê realizado pelo Santa Cruz para reivindicar conquista:

Após análise historiográfica documental, por meio de fonte escrita,
constata-se a importância do Torneio Hexagonal Norte Nordeste de 1967 ,
onde, segundo o periódico Diário de Pernambuco, cogitou-se à época
um confronto entre o Palmeiras, vencedor da Taça Roberto Gomes Pedrosa
(Robertão), competição esta, que foi reconhecida em 2010 pela CBF,
como sendo o Campeonato Brasileiro e o Santa Cruz, vencedor do
Torneio Norte Nordeste, sendo respectivamente, equipes consideradas
como campeãs do Sul e do Norte.

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) já deu entrada na CBF para o reconhecimento da conquista nacional, em informação divulgada pelo canal Resenha Esportiva Pernambuco. Em entrevista ao Cast Coral, o presidente Evandro Carvalho afirmou que realizará um evento para confirmar o título de campeão brasileiro ao Tricolor do Arruda.

“Será mais um título nacional para o Santa Cruz. O torneio Hexagonal Norte-Nordeste de 1967, que o Santa Cruz se sagrou campeão. Do mesmo modo que fizemos para o Central e fizemos para o Sport, em conjunto com o Ceará, fizemos agora para o Santa Cruz. Estou só esperando os cumprimentos das formalidades para realizar um evento e entregar a certificação de campeão brasileiro. A federação também vai confeccionar um troféu para Central, Sport e Santa Cruz, de modo que eles tenham a materialização desse direito e dessa conquista que eles tiveram”, disse Evandro Carvalho.

Confira o trecho noticiando a conquista do Santa Cruz: 

"FORTALEZA, 29 (De Adonias Moura, enviado especial do DIARIO DE PERNAMBUCO) - Santa Cruz conquistou o titulo de campeão do Torneio Hexagonal do Norte ao empatar esta noite com o America, por 1x1. Luciano Frota abriu a contagem para os rubros alencarinos aos 12 minutos da segunda fase, e Erandy empatou aos 24 minutos. Dirigiu a peleja, com uma atuação otima no primeiro tempo e regular na fase final, o Sr. Vicente Trajano, auxiliado nas laterais por Arruda Costa Ramos e Odilon Ricardo.

A arrecadação somou a importancia de Cr$ 7.730.

As duas equipes alinharam:

SANTA CRUZ (CAMPEÃO) Valter Serafim; Agra, Reginaldo, Carlos e Jorio; Norberto e Terto; Silvio (Zinho), Uriel, Manuel depois Erandy e posteriormente Fernando José e Nivaldo.

AMERICA - Pedrinho; Ribeiro, Cicero, Ninoso e Vila Nova; Osmar e Loril; Dedé (Luciano Frota). Zé Gerardo, Zé Maria (Wilson) e Milton."

Fórmula de disputa

O torneio Hexagonal Norte-Nordeste foi disputado por seis equipes, na forma de pontos corridos e jogos em turno e returno, totalizando 10 partidas. Além do Santa Cruz, também disputaram o campeonato Sport, América-CE, Ceará, Remo e Paysandu.

A Cobra Coral foi campeã ao terminar na 1ª posição, com 14 pontos conquistados. A campanha geral foi de seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem