Alepe promove curso gratuito de Finanças Pessoais e Inteligência Financeira

Alepe promove curso gratuito de Finanças Pessoais e Inteligência Financeira

Com vagas limitadas, a formação será realizada nesta terça (11/11) e quinta-feira (13/11), pela manhã, no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia


Você já sentiu dificuldade para se organizar financeiramente? Pois saiba que isso é comum de acontecer. Para mudar esta realidade a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Escola do Legislativo, promoverá um curso com dicas preciosas. A formação Finanças Pessoais e Inteligência Financeira ensinará o planejamento e gerenciamento de recursos de forma estratégica e alinhada aos objetivos.

Entre os temas abordados estão: diagnóstico financeiro, controle de despesas, planejamento e investimentos básicos, com foco em uma gestão mais consciente das finanças.

A ideia é desenvolver entre os participantes um comportamento financeiro consciente, promovendo o uso inteligente e equilibrado do dinheiro. O público-alvo são servidores da Alepe, parlamentares, assessores, gestores, lideranças públicas e para o público em geral interessado no tema.

O curso acontecerá no Auditório da Escola do Legislativo, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro (entrada pela Rua João Lyra), nos dias 11 e 13 de novembro (das 8h30 às 12h30). Será ministrado pelo consultor empresarial Lucivaldo Marques, que é membro da ABRACEM (Associação Brasileira de Consultores Empresariais). 

Marques tem mais de 16 anos de experiência na área financeira e organizacional e é graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira e é diretor da Liderança Consultoria Empresarial. 

Serviço:
Curso de Finanças Pessoais e Inteligência Financeira 

Local: auditório da Escola do Legislativo da Alepe (Rua da Aurora, entrada pela Rua João Lyra)

Data e horário: 11 (terça-feira) e 13 (quinta-feira) de novembro, das 8h30 às 12h30

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScparBWjB3KvxuaVL3oDsNyDdniR7vhYFfx1OmwOArPUaf7WA/viewform
Alepe bate recorde de atendimentos gratuitos em campanha “Juntos Nos Cuidamos”
Ação que marca o Outubro Rosa e o Novembro Azul se consolidou no calendário anual de ações da Assembleia Legislativa voltadas para a população pernambucana
A Assembleia Legislativa de Pernambuco bateu recorde de atendimentos gratuitos na campanha ‘Juntos Nos Cuidamos - Outubro Rosa, Novembro Azul’, que este ano cumpriu a sua terceira edição. Foram 19. 288 pessoas atendidas entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro numa grande estrutura montada em frente à Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista.

Entre as especialidades oferecidas para exames e consultas, foram disponibilizadas mastologia, urologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia, proctologia, nutrição e odontologia, além de triagem de catarata, citologia e ultrassonografia (abdome total, tireoide e endovaginal). O atendimento oftalmológico, um dos mais procurados, cumpriu o atendimento de 150 pessoas por dia no serviço de triagem para tratamento de catarata. 

“A Alepe segue firme no propósito de cada vez mais se aproximar da população pernambucana, promovendo direitos e dignidade, estimulando a prevenção e oferecendo serviços de saúde. A Casa comemora os resultados, de quase 20 mil atendimentos da campanha Juntos Nos Cuidamos, por entender que o caminho do cuidado é o caminho certo. Fizemos, sem dúvida, uma ação reconhecidamente exitosa”, comemorou o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.

A ‘Campanha Junto Nos Cuidamos’ é coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional, órgão ligado à primeira secretaria da Casa, cujo titular é o deputado Francismar Pontes. Para o parlamentar, a iniciativa “é um exemplo de como a Alepe pode estar ainda mais próxima dos pernambucanos”. “Prevenção salva vidas e levar saúde a quem mais precisa é um ato de compromisso com o nosso povo. O evento foi um sucesso, com quase 20 mil pessoas atendidas, um recorde, e o mais importante, a saúde foi colocada em primeiro lugar”, pontuou.

Além de serviços de saúde, o programa ofereceu ações de cidadania, como emissão de CPF, consultas de descontos indevidos do INSS e Detran, negociações de multas, e atendimentos de órgãos como Correios, Compesa, Neoenergia, Sebrae, Banco do Nordeste e Defensoria Pública. Houve ainda serviços de corte de cabelo, maquiagem e estética.

Para o superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, a campanha 'Juntos Nos Cuidamos' já faz parte do calendário oficial de Pernambuco. “A cada edição, o sucesso é maior e o povo vem feliz em buscar serviços de saúde, cidadania, beleza e, agora, também de capacitação profissional”, comemorou.

Cidadania e inclusão

Formada em Administração, Janaina Ferraz conseguiu realizar o exame de mamografia. Para ela, a campanha da Alepe facilita o acesso da população a exames de maneira rápida e prática. “São oferecidos exames que geralmente a população aguarda por muito tempo para realizar. Com essa ação, é visível a atenção das pessoas aos seus direitos, o que fortalece a cidadania e contribui para uma sociedade mais inclusiva e justa”, destacou.

Uma das novidades da campanha, este ano, foi a parceria entre a Escola do Legislativo (Elepe) e o Senac Pernambuco na promoção do projeto ‘Alepe Formação Para Todos' com cursos gratuitos nas áreas de beleza e gastronomia. “Essa ação se soma ao Junto Nos Cuidamos para dar mais oportunidades aos pernambucanos”, pontua o superintendente da Escola do Legislativo, Albere Lopes.

Alepe inicia Jornada com debate sobre educação antirracista como política pública

A idealizadora da capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas, Carla Akotirene, foi a palestrante do primeiro dia do evento que segue até quinta-feira (13/11)


A Alepe iniciou nesta segunda-feira (10/11) a 3ª Jornada Antirracista, evento com extensa programação de debates e atrações culturais que segue até quinta-feira (13/11) no auditório Sérgio Guerra, sede do Legislativo. O primeiro dia contou com a pesquisadora Carla Akotirene que apresentou uma palestra sobre "Educação Antirracista como Política Pública".
Pós-doutora em Política Antirracista pela Universidade de Brasília (UNB), Carla abordou como o poder público tem condições de fomentar uma política de educação antirracista.

“O debate nesta Casa cria uma transversalidade, uma intersetorialidade das políticas públicas. Um parlamentar que é desconectado da questão do racismo institucionalizado, ao criar projetos de lei, não leva em conta o fato da população negra ser submetida a uma exclusão racial”, provocou a pesquisadora.

Na abertura do evento, o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Ponte, anunciou que a ouvidoria criada pela Casa para apurar denúncias de violação dos direitos da população negra será conduzida pela deputada Rosa Amorim. O órgão tem, ainda, a função de garantir o cumprimento da política antirracista da Alepe e propor ações de promoção de igualdade racial.

O parlamentar destacou que a movimentação da Assembleia em torno dessa temática é “de vital importância” e confirmou a realização das próximas edições do encontro. “Certamente teremos a continuidade das ações nesse sentido ao longo da gestão desta Mesa Diretora. Esta Casa se fará sempre presente nesta discussão. O parlamento é o espelho da sociedade e as práticas objetivas com relação à política antirracista refletem na população”, destacou.

A Alepe é a primeira assembleia do País a instituir, por meio de uma resolução interna, uma política antirracista permanente. Como parte da iniciativa, foi anunciado no primeiro dia da Jornada, nesta segunda, o curso EAD sobre a história e a cultura afro-brasileira, inicialmente oferecido em 2023, e que passou por uma reformulação e ampliação.

O curso será oferecido gratuitamente, em parceria com Tribunal de Justiça do Estado (através da Escola da Magistratura), com conteúdo super didático. Serão sete módulos que abordarão a história e a cultura africana e indígena; o contexto histórico brasileiro dos afrodescendentes indígenas; e outros temas como letramento racial, antirracismo estrutural e legislações vigentes sobre os temas. As aulas estarão disponíveis ainda este mês na plataforma Moodle do TJ.

Para o superintendente geral da Alepe, Aldemar Santos (Dema), a Jornada Antirracista é um evento que se consolidou na agenda da Alepe. "Saúdo a atual gestão por abrir espaço para essas questões. Estamos trazendo uma ampla série de palestras e debates para que as pessoas racistas, às vezes até sem perceber, possam entender a importância de se ter a consciência de uma sociedade antirracista. O racismo diminui as pessoas enquanto seres humanos, afeta a saúde mental, o racismo mata", pontuou.

Participaram do primeiro dia de debates da Jornada Antirracista, as deputadas Dani Portela e Rosa Amorim, o deputado Luciano Duque - que integra a Frente Parlamentar de Combate ao Racismo - o superintendente da Escola do Legislativo (Alepe), Alberes Lopes, e Manoela Alves, primeira conselheira negra da OAB Pernambuco.

Confira a programação:

Dia 11/11
8h - Café de boas-vindas
9h - Mesa Institucional de abertura
9h30 – Palestra sobre “Saúde da População Negra no SUS” com a Coordenadora Geral Nacional de Atenção à População Negra do Ministério da Saúde, Rose Santos
10h30- Palestra sobre “Impactos do racismo no SUS” com professora da UFPE, Ana Cláudia Rodrigues da Silva
11h30 – Encerramento Cultural

Dia 12/11
8h - Café de boas-vindas
9h - Mesa Institucional de abertura
9h30 – Palestra sobre “Desigualdades raciais no mercado de trabalho: desafios e oportunidades” com Guibson Trindade, relações públicas e gerente executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
10h30 – Palestra sobre “Empreendedorismo negro: potência, inovação e desafios” com a proprietária do restaurante de cozinha afro-brasileira, Carmem Virgínia
11h30 – Encerramento Cultural

Dia 13/11
10h - Grande expediente (após a sessão plenária) para a entrega da Medalha Marta Almeida a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial
 
Fotos: Giovanni Costa/Alepe 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem