Alepe lança nova temporada do Podcast ‘Sagas Pernambucanas’ como parte da programação dos 190 anos do Poder Legislativo

Alepe lança nova temporada do Podcast ‘Sagas Pernambucanas’ como parte da programação dos 190 anos do Poder Legislativo

 Programa narrativo é uma realização da Superintendência de Comunicação Social da Assembleia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou nesta quinta-feira (23/10) a segunda temporada do Podcast Sagas Pernambucanas que neste ano traz o tema ‘Voz e Força do Povo - A história de Pernambuco Como Você Nunca Ouviu’. A novidade foi anunciada durante o Seminário “Alepe 190 Anos: História, Cidadania e Representação na Casa do Povo Pernambucano", realizado no auditório Sérgio Guerra. 

O seminário reuniu historiadores, professores, jornalistas, estudantes, instituições de memória e parlamentares. Uma das palestrantes do evento, a professora Audenice Zacarias ressaltou a contribuição do podcast para a educação pública no estado. “Para nós, o Sagas Pernambucanas é muito importante, pois finalmente o Governo de Pernambuco trará estudos direcionados para a história do Estado a partir do ano que vem, mas ainda não temos o material disponível para a educação básica”, lamentou. 

De acordo com a professora, o podcast será importante não somente para os alunos recifenses, mas dará uma contribuição para a educação pública de Pernambuco de uma forma geral. O lançamento da segunda temporada traz uma entrevista com a pesquisadora Audenice sobre o tema. Com episódios inéditos disponíveis nas principais plataformas de áudio, a produção retrata a luta popular por democracia e direitos sociais.

Criação

Crédito das fotos: Roberta Guimarães

A produção é o primeiro podcast narrativo criado por uma assembleia legislativa no Brasil. Idealizado pelo jornalista André Zahar, que divide a locução com Clarissa Falbo, o projeto contou com ampla pesquisa realizada na Biblioteca da Alepe e em acervos históricos.

Durante o seminário, o jornalista destacou a importância da criação de uma memória coletiva que contemple a história. "Esse projeto é voltado para a construção da memória coletiva, para que as pessoas conheçam a própria história e possam se inspirar e referenciar nela. Um dos objetivos é o de valorizar a nossa memória institucional e o acervo da nossa assembleia. Ao escolhermos o formato histórico-narrativo, a proposta era fazer com que  as pessoas se sentissem dentro dos fatos históricos e transformassem a história em corpo e voz"´, explicou Zahar.

190 anos de história
Falando em nome da Casa, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) abriu o seminário e afirmou que ao celebrar 190 anos, a Alepe busca mais do que reverenciar a história. "Queremos reafirmar o compromisso da Assembleia Legislativa e do povo pernambucano com a democracia”, disse. Já a professora Suzana Cavani fez a palestra de abertura do seminário contextualizando a história da criação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, desde às províncias até a sua consolidação no formato atual.

A programação contou com a mesa redonda “Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Democracia”, que abordou as transformações políticas e institucionais da Alepe ao longo dos séculos. O tema foi mediado por Lídia Rafaela dos Santos, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense e professora da Unicap, e teve como palestrantes os professores George Cabral e Marcus Carvalho, da UFPE; Dirceu Salviano Marroquim, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco; e Marcelo Casseb, da UPE. A mesa debateu sobre temas essenciais para a compreensão da história política pernambucana, como a importância das câmaras municipais e o papel e legado de Joaquim Nabuco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem