De acordo com o fisioterapeuta Diogo Duarte, do Hospital Jayme da Fonte, as principais queixas observadas no dia a dia, geralmente envolvem a coluna lombar, cervical e tensões musculares, como as dos ombros e pescoço.
“A postura faz parte do funcionamento do corpo como um todo. Uma vez que a gente adota uma postura inadequada, pode desencadear diversos problemas que podem gerar dores, tensões musculares, problemas articulares, circulatórios e até mesmo problemas respiratórios”, alerta o fisioterapeuta.
As causas são comportamentos rotineiros como o uso incorreto de telas, como o celular, tempo demais sentado ou em pé, além da execução errada de exercícios físicos.
Cuidados
Ainda de acordo com o especialista, especialmente para quem passa horas
no computador, ou em pé, “recomenda-se breves intervalos, a cada 45
minutos ou 1 hora, de 10 minutos a 15 minutos, para realizar um
alongamento, uma caminhada breve, a fim de recircular aquele sangue que
está estagnado”.
Por ser algo, muitas vezes, relacionado à rotina, é possível que surjam dúvidas quanto ao momento certo de procurar ajuda especializada. O especialista orienta que, nesses casos, o ideal é buscar ajuda quando se percebe que o problema está instalado e o sintoma vem associado.
“Quando se percebe que existe uma dor, existe uma dificuldade para dormir, para desencadear uma atividade do dia a dia, seja ela qual for. Enfim, quando se percebe que algo não está normal no nosso contexto do dia a dia e acaba nos levando a um cenário de maior preocupação, ao contato com um profissional, para uma investigação mais adequada”, finaliza o especialista.