Sales, que já foi cotado na última eleição como possível candidato a vice-prefeito de João Campos (PSB), está entre os alvos da medida.
A decisão foi divulgada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na rede social X. Sem citar nomes, Rubio afirmou que adotou ações para revogar vistos de diversos integrantes do governo brasileiro. Ele também criticou o programa Mais Médicos, iniciativa em que o governo federal contratou profissionais cubanos para atender vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), classificando-o como “um golpe diplomático inconcebível”.
"O Departamento de Estado está tomando medidas para revogar vistos e impor restrições de visto a vários funcionários do governo brasileiro e ex-funcionários da OPAS, cúmplices do esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano. O Mais Médicos foi um golpe diplomático inconcebível de 'médicos' estrangeiros", afirmou o secretário, citando a Organização PanAmericana da Saúde.
Em uma outra postagem, Rubio contou que estava impondo restrições de visto a autoridades dos governos africanos, cubanos e granadinos - e seus familiares - devido a acusações de que eles privaram os cubanos de cuidados médicos essenciais.