Sena foi acolhido no Parque Dois Irmãos em 1972. Ele vivia em um circo. A informação da morte do chimpanzé foi divulgada pela administração do equipamento.
Da espécie Pan troglodytes, Sena viveu quase uma década a mais do que a expectativa média de vida de um chimpanzé.
Chimpanzés têm expectativa de vida de cerca de 40 a 50 anos. Em alguns casos excepcionais, podem chegar aos 60 anos ou mais, com registros de alguns espécimes alcançando os 70 anos.
"Chegar aos quase 68 anos, como Sena, é um marco raro e admirável, que reflete não só sua força, mas também todo o cuidado que recebeu ao longo de sua vida", disse o Parque Dois Irmãos, ao citar a longa vida de Sena, cheia de significado.
Em maio deste ano, Sena passou por um manejo clínico de alta complexidade. Na ocasião, destaca o parque, foram identificados problemas de saúde associados à sua idade avançada.
"Desde então, ele recebeu cuidados paliativos, com toda a dedicação da equipe, priorizando seu conforto e bem-estar. Hoje, compartilhamos com carinho e gratidão que Sena nos deixou", completou o Parque Dois Irmãos.
"Segue agora sua jornada na memória e no legado que construiu dentro do Parque. Seu olhar, suas expressões e sua história seguem vivos em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-lo e aprender com ele. Sena seguirá para sempre como parte essencial da história do Parque Dois Irmãos", finalizou o Parque Dois Irmãos, em comunicado.