Com o tema "A Feira das Feiras", a edição acontece entre os dias 9 e 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. A expectativa é de renovar ou até superar os resultados de 2024, ano em que bateu recordes de impacto econômico (R$ 108 milhões), de público (aproximadamente 320 mil pessoas) e de aprovação popular (98,6%). Para esta edição, os ingressos já estão disponíveis nos sites da Fenearte e da Adepe, além de pontos de venda físicos.
Segundo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a Fenearte chega a cada recanto de Pernambuco para mostrar ao Brasil e ao mundo por que o estado é reconhecido como um país culturalmente diverso e potente. “A gente tem cerca de 5 mil artesãos, mais de 700 estandes, feira de gastronomia, teremos o palco 'Pernambuco, meu país', com apresentações culturais e artísticas. Vamos ter muita música boa para movimentar a nossa economia,” afirmou.
A governadora também relembrou a importância da feira para a economia local. “A nossa arte, a nossa história e a nossa cultura representam grande parte da força da economia pernambucana. Gera emprego, gera renda, faz o estado crescer. E, o mais importante: garante aos nossos artesãos e artistas o direito de viver da sua arte com dignidade,” concluiu.
O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, afirmou que a Fenearte representa uma grande celebração da cultura, das tradições e da força do povo pernambucano. "Estamos muito felizes e honrados em conduzir esta que é a 25ª edição do evento, com este tema que retrata muito da vida de quem faz e vive do artesanato. Nossa expectativa é promover, além de muitos negócios, uma grande celebração a todas e todos que fazem da Fenearte o que ela é hoje”, detalhou.
Homenageados
Entre os homenageados desta edição, estão três figuras fundamentais para
a criação e o desenvolvimento da Fenearte ao longo desses anos: o
ex-governador Jarbas Vasconcelos, responsável pelo pontapé inciial da
feira em sua gestão; Célia Novaes, que atuou como coordenadora do
Programa do Artesanato Brasileiro em Pernambuco (PAB/PE); e a empresária
Geralda Farias, idealizadora e responsável pela coordenação da primeira
edição da feira.
"Poder homenagear Jarbas Vasconcelos é reconhecer o gesto de ousadia, coragem e sensibilidade de quem, como governador, teve a iniciativa de lançar uma feira capaz de mostrar Pernambuco para o mundo. Grande amante do artesanato pernambucano e profundo conhecedor da nossa cultura e da nossa história, ele reuniu pessoas importantes, como dona Geralda Farias e dona Célia Novaes. Jarbas compreendia que o artesanato e as linguagens artísticas do nosso estado são parte fundamental da nossa economia e que era preciso criar caminhos para valorizar os artistas, eliminando os intermediários", discursou Raquel Lyra.
Estrutura
O Átrio Fenearte mantém a mesma estrutura adotada no ano passado,
aprovada pelo público, garantindo mais espaço e conforto na entrada da
feira. O local contará com uma bilheteria ampliada e totens de
autoatendimento, evitando filas. Nessa área, os visitantes poderão
conferir o Espaço Janete Costa, que receberá abridores de letras do Pará
e mestres convidados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul. A
programação inclui ainda as Conversas Instigantes, com bate-papos e
lançamentos de livros.
Todos os anos, são mais de 5 mi artesãos, expositores e empreendedores de todo o Estado de Pernambuco, de outras partes do Brasil e do exterior, em cerca de 700 espaços de comercialização. Somente no setor Individual Pernambuco, dedicado a artesãos nascidos, residentes ou intitulados pernambucanos, são mais de 300 estandes.
"Nos seus 25 anos, a Fenearte olha para o que está em sua essência: uma feira. uma grande feira, e por isso 'A Feira das Feiras'. Nela há tudo o que se tem na feira: saberes e sabores, prosperidade e comunhão, vivências e negócios. Nessas trocas e experiências há 25 edições, muitos artesãos tiveram suas vidas mudadas, muitos visitantes foram tocados pela arte, e o artesanato brasileiro foi elevado. Temos muito a celebrar", disse Camila Bandeira, diretora-executiva da 25ª Fenearte.
Mobilidade
A 25ª Fenearte vai ampliar seus traslados gratuitos para cinco
shoppings: além do Recife, RioMar, Tacaruna e Patteo, também haverá
ônibus tendo o Plaza Casa Forte como origem e destino. Todos terão
pontos de embarque e desembarque em seus estacionamentos e farão
trajetos diários das 13h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às
23h, aos sábados e domingos.
Circuito Fenearte
Lançado em 2023, o projeto faz sua terceira edição com uma programação
de 05 a 27 de julho. Programação construída em diálogo com a Fenearte, o
Circuito Fenearte acontece em espaços fora do Centro de Convenções,
como centros de cultura e de economia criativa, museus e galerias,
ateliês e restaurantes. Neste ano, além do Recife e de Olinda, ele se
estenderá à Zona da Mata e ao Agreste.
“A gente começa dia 5 e vai até o dia 29 de julho, levando atividades a diversos pontos do estado,” explicou a governadora Raquel Lyra. Entre os locais citados por ela estão o Mercado Eufrazino Barbosa e o Centro de Artesanato de Bezerros, espaços que também receberão programações da Fenearte.