As crianças que realizam tratamento no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife, tiveram um momento animado na manhã desta quarta-feira (11). Com muito forró pé de serra, os Doutores da Alegria realizaram um espetáculo junino, animando os pacientes e funcionários da instituição.
Os palhaços apresentaram a peça Presepada de São João, que tem duração de 40 minutos e é baseada no livreto de cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”.
Escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria e diretor da peça, e produzido por Nice Vasconcelos, o folheto conta a história de um casamento de palhaços na festa de São João.
A visita e o espetáculo aconteceram no bloco de Oncologia pediátrica do Imip. Para além da diversão proporcionada pelo grupo, o momento também funcionou como um “respiro” para as crianças que realizam tratamento na unidade e os pais que fazem o acompanhamento.
“Os Doutores da Alegria estão fazendo 34 anos de existência no Brasil. Só em Recife, são 21 anos de atuação em cinco hospitais públicos - Imip, Restauração, Barão de Lucena, Oswaldo Cruz e Procape. E em uma época como essa, de São João, em que as crianças estão internadas e não podem ficar lá fora, a gente traz a alegria do São João para dentro do hospital. Esse trabalho cativa, transforma o ambiente hospitalar e ajuda também no tratamento da criançal”, destacou Arilson Lopes.