Dois eventos tradicionais movimentam o feriadão no Agreste pernambucano. Em Panelas, o 51º Festival Nacional de Jericos. Em Toritama, a 23ª edição do Festival do Jeans. Eles mudam a rotina dos moradores, geram empregos diretos e indiretos, injetam recursos nas cidades e viram pontos de encontro e articulações políticas.
A governadora Raquel Lyra (PSD) marcou presença nos dois. Chegou a Toritama com a vice Priscila Krause (PSD), secretários de Estado e presidentes de órgãos. Também passaram por lá na noite da quarta-feira, para a abertura do evento, prefeitos e ex-prefeitos da região, deputados estaduais e o senador Fernando Dueire (MDB). Todos recebidos pelo prefeito Sérgio Colin (MDB).
“O Festival do Jeans de Toritama é um evento consolidado no calendário da economia, do turismo e da cultura pernambucana. Estamos no maior produtor de jeans do Brasil, no Polo de Confecções do Agreste pernambucano, para apoiar mais uma vez o festival", enfatizou a governadora.
Raquel Lyra afirmou ter reforçado a ajuda ao município para permitir a consolidação do festival como rodada de negócios. "É muito importante que este polo cada vez mais possa mostrar a capacidade de trabalhar a economia criativa, gerando emprego e renda para a nossa população”, ressaltou.
Anfitrião do evento, coordenado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama, o prefeito Sérgio Colin registra que o festival é a maior plataforma de visibilidade das marcas toritamenses.
"A cerimônia de abertura já mostrou a força da nossa Capital do Jeans. Quem visita Toritama durante o evento fica impactado", destaca. O festival é dividido em três partes: a reservada aos estandes; onde empresas de tecelagem e de tecnologia fazem exposição; a arena dos desfiles e os palcos para os shows. Trinta marcas da cidade desfilam nas passarelas. Por mês, Toritama produz mais de seis milhões de peças em jeans. Ano passado o faturamento do setor têxtil, só na cidade, atingiu R$ 3,4 bilhões, segundo o prefeito. "Isso mostra a força do nosso município, maior produtor de jeans do Brasil.
Panelas
Ontem à tarde a governadora também prestigiou o Festival de Jericos em Panelas, onde o prefeito é do PSB, partido adversário. “São 51 anos do Festival de Jericos aqui na cidade de Panelas, no Dia do Trabalhador, uma grande homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar. Uma história que começou lá atrás, uma homenagem feita para reverenciar a nossa cultura e um animal que é muito importante para o agricultor e agricultora pernambucanos. O Governo do Estado está junto neste evento, que movimenta a economia da região com turistas de Pernambuco e de estados vizinhos”, afirmou Raquel. A gestora estadual disse ter andado nas ruas por duas horas e encontrado gente de vários municípios e de outros estados do Nordeste.
Lideranças
O senador Fernando Dueire foi outro que marcou presença nos dois festivais. Depois da abertura em Toritama, esteve ontem pela manhã em Panelas. Recebido pelo prefeito Ruben Lima, assistiu à missa e caminhou pelas ruas da cidade. "É um dia importante no calendário pernambucano e em toda a região", destacou Dueire.
O senador Humberto Costa e o ministro Silvio Costa Filho, que pretende disputar uma vaga à Casa Alta, participaram do festival em Panelas. Antes disso, tiveram uma agenda conjunta em Agrestina. Entregaram uma ambulância e uma retroescavadeira ao prefeito. Humberto Costa ainda participou de evento de campanha para prefeito, em Goiana, na Mata Norte do Estado.
Silvio Costa Filho teve uma agenda reforçada ontem. Depois de perder um prefeito para o deputado Felipe Carreras (PSB), retomou a presidência do Republicanos durante a semana e intensificou o contato com as bases. "Bom demais ver a irreverência do povo pernambucano sendo destaque nacional e enriquecendo a cultura do nosso estado. Além de tudo, vi grandes amigos e botamos as conversas em dia", comentou pelas redes sociais. Além de Agrestina e Panelas, o ministro recebeu em Caruaru líderes das cidades Águas Belas, Altinho, Cachoeirinha, Lagoa dos Gatos e Taquaritinga do Norte
Cidadão panelense e autor do projeto que incluiu o Festival de Jericos no calendário de eventos do Estado, o deputado Sileno Guedes (PSB) destacou o evento. "A festa está linda, muita gente, grandes shows, organizada o acolhimento é o de sempre. É muito bom se sentir em casa", atestou o deputado, frequentador assíduo.
O Festival de Jeans de Toritama termina no sábado. O dos Jericos se estende até domingo (4).