Alepe promove sessão solene para entrega da Medalha Marta Almeida

Alepe promove sessão solene para entrega da Medalha Marta Almeida

Falecida em setembro do ano passado, ativista foi coordenadora do Movimento Negro Unificado em PE com grande atuação contra o racismo_


Crédito das fotos: Alepe/fotografia

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realiza nesta quarta-feira (27/11), no auditório Sérgio Guerra, sessão solene, às 18h, para entrega da Medalha Antirracista Marta Almeida. Durante o evento, seis personalidades e instituições que se destacaram na luta pela igualdade racial serão homenageadas com a entrega da comenda.

De acordo com o projeto que criou a medalha, o evento é destinado a homenagear pessoas física e ou jurídicas que tenham reconhecida atuação na luta antirracista no estado, em sua diversidade, com observância das lutas das minorias políticas no combate ao racismo e especialmente em defesa das mulheres, da população LGBTQIA+, além dos povos e comunidades tradicionais, povos de terreiros, quilombolas, dentre outros.

Serão contemplados com a Medalha Marta Almeida, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, o superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento, o ex-deputado estadual Manoel Santos, o babarolixá Pai Ivo de Xambá, a atual secretária Executiva da Mulher de Araripina, Cícera Carvalho, e a ONG Todos para o Mar, formada pelo coletivo feminista e antirracista de Ipojuca.

A iniciativa faz parte das comemorações da 2ª Jornalda Alepe Antirracista, que teve início neste mês e será encerrada com a antrega das medalhas. Aberta ao público, a Jornada desse ano contou com a participação de personalidades e ativistas do movimento negro, com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, debates e atividades culturais.

O evento, promovido pela Alepe, teve como objetivo estimular a conscientização sobre práticas antirracistas e discutir formas de enfrentamento da questão.
Segundo os organizadores, a Jornada, que é realizada anualmente, representa uma oportunidade ampla para refletir sobre o racismo e suas profundas consequências na sociedade.


Mês da Consciência Negra -
Novembro é reconhecido como o Mês da Consciência Negra. Durante a 2ª jornada antirracista da Alepe os participantes tiveram a oportunidade de debater temas fundamentais como direitos humanos para a população negra, conexão com a Mães África e o fortalecimento da saúde integral da comunidade negra.

Também houve debates sobre o reconhecimento das raízes e da luta das mulheres negras; o papel da juventude nas relações ético-raciais e na busca por igualdade de direitos e oportunidades.

A primeira jornada da Alepe aconteceu em 2023. Naquele ano o Poder Legislativo de Pernambuco instituiu o ‘Selo Alepe Antirracista’, que destaca diversas ações contra o racismo e reforça o compromisso da instituição em promover a equidade racial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem