Aconteceu na manhã desta terça-feira 22/10 no Teatro Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PB, o encontro Pacto Alfabetiza Mais Paraíba - Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa - que foi criado através da Lei 12.701 de 27 de junho de 2023 pelo Governo do Estado, e envolve formação de professores, entrega de material didático complementar e estímulo às melhores práticas educacionais.
O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba tem como objetivo trazer mais aprendizagem, mais direitos de cidadania, mais protagonismo e fortalecimento de parcerias entre o Governo da Paraíba, os municípios e a sociedade, sem esquecer dos professores alfabetizadores, essenciais em todo esse processo. O Programa Alfabetiza Mais Paraíba tem motivos de sobra para comemorar.
Durante o seu primeiro ano de implantação (2023), foram alcançadas pelas práticas pedagógicas do programa 82 mil alunos, que tiveram a realidade completamente mudada para melhor. Outros 37 mil estudantes das redes municipais e estadual passaram por uma avaliação de fluência com objetivo de diagnosticar a capacidade de leitura e oralidade dos alunos, e iniciar as estratégias específicas para cada escola corrigir os déficits de aprendizagem.
O prefeito de Salgado de São Félix - PB Dr. Joni Oliveira disse: “É de suma importância o evento, porque discutimos os problemas da educação em nosso Estado, e também nos municípios, pois, cada um tem as suas experiências próprias, e nos mantermos atualizados sempre para fazer o melhor para os alunos e professores de Salgado de São Félix”, concluiu.
Já a Secretária de Educação Auxiliadora Lacerda falou: “O Pacto Alfabetiza do Governo do Estado, mostra que ninguém faz nada sozinho. Por mais que a gente faça lá no município, contamos sempre com o governo para oferecer o melhor. Em Salgado de São Félix a educação é, foi, e sempre será a nossa prioridade número um”. Afirmou a Secretária.
Participam do evento, além de prefeitos, secretários de educação e funcionários que desenvolvem atividades na educação em todos os municípios do Estado.
Carlão Mélo com fotos de Kubitschek Pinheiro
Postar um comentário