A primeira rodada de pesquisas de intenções de voto para a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), divulgada pela Folha de Pernambuco, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), e publicada nesta sexta-feira (20), aponta uma disputa acirrada, mas com o ex-prefeito Lula Cabral (Solidariedade) na liderança.
Na pesquisa de intenção de voto estimulada – em que são apresentadas as cinco opções de candidatos ao entrevistado que disputam o pleito deste ano –, Lula Cabral tem 33% da preferência dos eleitores, seguido pelo atual prefeito Keko do Armazém (PP), com 27%.
Depois, aparece Delegado Resende (PDT), com 12%, à frente do postulante Cristiano Romão (PCB), com 2%, e de Luciano da Oficina (PRD), com 1% das intenções de votos.
O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 17%. Já os que não sabem ou não responderam totaliza 10%.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.
Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, quanto ao gênero, a maioria
dos eleitores de Lula Cabral é do sexo masculino (37%). Na faixa etária,
o candidato do Solidariedade tem maioria no público de 16 anos a 24
anos (41%).
Já no que diz respeito ao nível de instrução, a maior parte dos eleitores de Cabral está no ensino fundamental (34%). Em relação à renda, ele tem maioria dos seus eleitores formada pelos que ganham mais de dois salários mínimos (35%).
Keko do Armazém tem a maioria de eleitores também entre os homens (28%); dos que possuem de 45 a 59 anos (32%); dos que possuem formação de nível superior (38%) e, assim como o eleitorado de Lula Cabral, dos que ganham mais de dois salários mínimos (33%).
Já o Delegado Resende tem maioria do seu eleitorado no público feminino (13%), na faixa etária de 25 a 44 anos e nos de 45 anos a 59 anos (ambos com 13%), nos que estão no ensino médio (15%) e nos que ganham até dois salários mínimos (13%).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos
candidatos aos entrevistados, Lula Cabral continua à frente, com 30% das
intenções de voto; Keko do Armazém tem 25%; Delegado Resende, 6%; e
Romão foi citado, mas não chegou a alcançar 0,5% (neste caso, o
percentual é considerado zero).
Luciano não foi citado pelos entrevistados. O percentual de nenhum/branco/nulo é de 11%. Já o dos que não sabem ou não responderam soma 29%.
Quem vai ganhar
Quando indagado aos pesquisados, de forma estimulada, qual o candidato
que vai ganhar a eleição no Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral é o
mais citado pelos entrevistados, com 52%; Keko fica com 21%; e Resende,
com 4%.
Já Romão e Luciano foram citados, só que por menos de 0,5% das pessoas ouvidas, ficando ambos com zero. O percentual dos que não sabem ou não responderam é de 23%.
A pesquisa, realizada de 15 a 17 deste mês, contou com uma amostra de 400 entrevistados, representativa do eleitorado do município do Cabo de Santo Agostinho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 02277/2024.
Postar um comentário