Pernambuco ganhou uma nova rota internacional, ligando o Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre a Santiago, capital do Chile.
Outra rota de voo direto liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para o Arquipélago de Fernando de Noronha.
A parceria com a LATAM, que vai operar as duas rotas, foi assinada nesta terça-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas, pela governadora Raquel Lyra e pelo CEO da empresa aérea, Jerome Cadier.
As duas operações serão inauguradas ainda este ano, com previsão de início para o dia 30 de novembro.
Até o fim do ano, o Estado terá voos diretos para cinco países, totalizando oito rotas internacionais.
“A parceria com a LATAM representa mais um passo em direção à nossa meta, de garantir a ampliação da conexão de Pernambuco com outros mercados. O acordo fortalece o nosso turismo e aquece a nossa economia, garantindo condições para que, cada vez mais, o Estado receba um número maior de visitantes”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A rota Santiago-Recife terá um voo semanal a bordo de aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros (162 em cabine Economy e 12 em Premium Economy).
O voo Recife-Santiago terá 6h30 de duração em média e decolará às 15h15 (hora de Brasília) aos sábados.
Já o voo Santiago-Recife decolará às 23h50 (hora de Santiago) do mesmo dia. A rota deverá movimentar até 14,5 mil passageiros por ano.
“A LATAM está aproximando o mundo do Recife e de Fernando de Noronha, porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste país nos três últimos anos”, analisa Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Já a rota Guarulhos-Fernando de Noronha terá voos diários a bordo de aeronaves Airbus A319, com capacidade para 138 passageiros (126 em cabine Economy e 12 em cabine Premium Economy).
O voo terá 3h50 de duração e se trata da primeira operação da LATAM no arquipélago.
Já o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, afirmou que estas novas rotas poderão conectar ainda mais voos para o Estado.
“A nova parceria com a Latam vai facilitar as conexões do Brasil com Pernambuco. Neste primeiro momento, iremos conectar nossa capital com Santiago e muito em breve também entra em operação o voo de Guarulhos para Fernando de Noronha, trazendo mais turistas e movimentando a economia do nosso Estado”, pontuou.
Com potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano, essa será a primeira operação para o arquipélago a partir do centro de conexões de São Paulo, onde a LATAM responde por 50% da operação total do aeroporto, incluindo 35% de voos internacionais. Ou seja, Noronha estará mais conectada com outros países e continentes.
Voos internacionais
Pernambuco tem, atualmente, voos diretos para quatro países:
- Portugal,
- Uruguai,
- Argentina,
- Estados Unidos.
O Chile será o 5° país conectado ao Aeroporto dos Guararapes. Em dezembro, o Recife terá uma rota para Assunção, no Paraguai, operada pela Azul.
O Estado contará, a partir de dezembro, com oito rotas internacionais, a partir do Aeroporto Internacional do Recife:
- Buenos Aires,
- Montevideo,
- Lisboa,
- Porto,
- Orlando,
- Fort Lauderdale,
- Assunção,
- Santiago.
Movimentação
O Aeroporto do Recife apresentou, no mês de julho, um total de 852.891 na movimentação de passageiros, o que representa um aumento de 13,12% em relação a junho.
O acumulado, de janeiro a julho de 2024, foi um total de 5.297.078 passageiros em voos nacionais e 184.096 passageiros em internacionais, totalizando 5.481.174 passageiros, um aumento de 6,06% comparando com o mesmo período de 2023.
Estiveram presentes o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, a vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da LATAM, Maria Elisa Curcio, e o head de assuntos públicos, Eduardo Macedo.
Postar um comentário