Para além dos R$ 13 bilhões da Stellantis em Goiana, coragem e decisão política

 

Coragem e decisão política há dez anos mudaram a realidade de Goiana, município na Zona da Mata pernambucana. A postura adotada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presiden­te de novo, pelos ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Ne­to e pe­lo grupo automotivo Stellantis ainda reverberam.

O presidente da montadora na América do Sul, Emanuele Cappellano, a­nun­­ciou ontem que do montante de R$ 30 bilhões a serem investi­dos no Brasil, entre 2025 e 2030, quase metade - R$ 13 bilhões - se­rá destinada ao polo automotivo, impulsionando a economia de Pernam­bu­co e beneficiando Estados vizinhos, especialmente a Paraíba.

A mesma coragem e decisão política que ontem a governadora Raquel Lyra exaltou agora estão no seu colo, com o compromisso de aliar uma indústria automobilística ao desenvolvimento sustentável.

"Quando a gente promove desenvolvimento econômico com justiça social, a gente está seguindo as melhores práticas que o mundo exige. Estou muito confiante de que o novo ciclo que vem pra cá é muito melhor que o do passado", contextualizou a governadora. Hoje a Stellantis é responsável por 15 mil empregos diretos na região.

Na prática, a governadora vai precisar de coragem, decisão política e recursos para, em paralelo aos avanços da empresa, oferecer infraestrutura no entorno. Informa que estão sendo investidos R$ 150 milhões nas obras da PE-15, construído o Terminal Integrado de Igarassu, e há quase R$ 1 milhão disponível para perfurar poços na região e garantir água aos mais de 80 mil habitantes de Goiana.

Até o fim do primeiro semestre promete lançar a primeira etapa do edital do Arco Metropolitano Sul, saindo da BR-232, em Moreno, até Ipojuca. A obra, incluída no Novo PAC, está orçada em R$ 1,3 bilhão, metade do Governo Federal e metade do Estado. Paralelamente às obras do Eixo Sul, o Governo vai focar na elaboração do projeto para o Eixo Norte, que deverá contar com parceria privada.


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