MPPE irá investigar se houve omissão da Prefeitura de Jaboatão com transporte complementar

MPPE irá investigar se houve omissão da Prefeitura de Jaboatão com transporte complementar

 

Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta segunda-feira (1°), para apurar as condições do sisitro de tânsito que provocou a morte de cinco pessoas e deixou outras 29 feridas, na tarde do último domingo (31), em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Um dos fatos que deve ser investigado pelo MPPE é se houve omissão da Prefeitura do Jaboatão em relação às condições do transporte complementar, já que a modalidade é administrada pelo órgão.

O que diz o MPPE
De acordo com o o MPPE, o Inquérito Civil (IC) 02011.000.141/2024 foi instaurado por meio da Promotoria de Justiça de Transportes da Capital.

Foi dado um prazo de 15 dias úteis para que a Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade (SEORP) do município de Jaboatão dos Guararapes preste seus esclarecimentos sobre o ocorrido no domingo (31), com um micro-ônibus da linha 118-Marcos Freire/Barra de Jangada; e de 30 dias úteis para que a Delegacia de Prazeres remeta cópia do resultado da perícia do veículo envolvido no acidente.

O que diz a Prefeitura de Jaboatão
Em nota, a Prefeitura do Jaboatão informou que ainda não recebeu nenhuma notificação formal do Ministério Público acerca do assunto, mas que está à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.


O que diz a Polícia Civil de Pernambuco
A Polícia Civil de Pernambuco informou que todos os detalhes das investigações só serão divulgados após a conclusão do inquérito policial. Por enquanto, o pronunciamento seguirá sendo feito por meio de nota oficial:

"A Polícia Civil de Pernambuco informa que segue em investigação, por meio da Delegacia Seccional, em Prazeres, o trágico sinistro de trânsito, envolvendo um micro-ônibus e fiéis, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes.

O motorista apresentou-se e foi ouvido, ainda no domingo (31).

As diligências seguem até o total esclarecimento do ocorrido. Mais informações serão repassadas após a conclusão do inquérito."

Relembre o caso:
O caso aconteceu por volta das 17h do domingo (31), durante a procissão Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e envolveu um micro-ônibus que fazia a linha 118 - Marcos Freire/Barra de Jangada.

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, informações levantadas no local apontam que o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo quando descia uma ladeira na avenida Barreto de Menezes. Ele teria desviado de veículos, mas atingiu 35 fiéis. Provocando a morte de cinco pessoas e deixando outras 29 feridas.

Na manhã da segunda-feira (1º), o motorista envolvido no acidente se apresentou na Delegacia de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, onde prestou depoimento. O homem, que não teve o nome e idade divulgados, também é permissionário do veículo envolvido no ocorrido.

A secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade de Jaboatão teria levantado que o veículo estava em situação regular, tendo laudo de inspeção técnica veicular do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizada há cinco meses, com validade anual.

Os documentos do micro-ônibus e do permissionário também estão regulares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem