Alepe promove “Café com Poesia’ na Colônia Penal Feminina do Recife

Alepe promove “Café com Poesia’ na Colônia Penal Feminina do Recife

Projeto contará com participação de cantores, escritores, poetas, cordelistas e do Coral da Assembleia Vozes de Pernambuco
A biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fará uma edição especial do programa ‘Café com Poesia’. O evento, que reúne arte, música, poesia e literatura será realizado pela primeira vez fora da Casa Joaquim Nabuco.

O encontro acontecerá na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio, dedicado às detentas da unidade prisional. A penitenciária feminina abriga atualmente há 340 mulheres. A versão itinerante do “Café com Poesia” será promovida no próximo dia 20, às 10 horas.

Com o tema “A Alma Feminina Inspira Poesia”, o encontro faz parte da programação da Alepe em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 08 de março.

A versão itinerante busca, ainda, arrecadar livros e produtos de higiene pessoal e de limpeza que serão doados às detentas. A Alepe montou na biblioteca um ponto de arrecadação que funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e na sexta-feira das 8h às 13h. Maiores informações pelo telefone (81) 3183.2252.

Programação

Durante o “Café com Poesia”, as detentas terão a oportunidade de apresentar suas produções artísticas ou simplesmente desfrutar da programação e da troca de conhecimento, cuja dinâmica terá como foco a valorização da mulher e o estímulo às diferentes manifestações de cultura popular.   

A programação do projeto na versão itinerante terá apresentação de música e recital de poesia e literatura de cordel. As apresentações ficarão a cargo do músico Júnior Vieira, da escritora e poetisa Lúcia Costa, da poetisa Miriam Vidal, do cordelista Cícero Lins e do poeta Jorge Bernardo, dentre outros. O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, se apresentará no evento.     

De acordo com a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a ideia de tornar o projeto itinerante tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e à arte de forma gratuita, além de incentivar a população a conhecer a produção da Alepe.

“Será um momento de lazer, cultura e troca de conhecimento para essas mulheres que, por diversos motivos, não tiveram oportunidade de aprendizado e de acesso à cultura e à informação”, enfatizou.  
 
História

O projeto “Café com Poesia” existe há 18 anos. Foi lançado em 2006 com a proposta de abrir espaço, mensalmente, para recitais, lançamentos de livros, exposições e bate-papo sobre arte e cultura. Ao longo desse período, o projeto já reuniu jovens talentos e veteranos da arte e da literatura.

Participaram do projeto nomes conhecidos de nossa cultura como o poeta Miró da Muribeca, falecido em julho de 2022, o escritor Jomar Muniz de Brito e a historiadora Marly Motta, dentre outros.

Serviço:
- Arrecadação de produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu, desodorante e absorvente) e kit de limpeza (sabão, vassoura, pano de chão) para as detentas na Biblioteca da Alepe, Rua da União, Boa Vista
- Horário: Segunda a quinta-feira (8h às 18h) e na sexta-feira (8h às 13h)
Maiores informações: (81) 3183.2252

Crédito das fotos: Alepe fotografia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem