Parte do teto da estação Osasco, na Grande São Paulo, que faz parte da Linha 9-Esmeralda, privatizada e gerida pela Via Mobilidade, desabou na tarde desta quarta-feira, 4. Um vídeo registrou o momento em que os passageiros se assustam com a queda da estrutura.
A Via Mobilidade informou, em nota, que uma parte do forro de gesso do teto desabou por volta de 16h40. "Não havia circulação de passageiros no local, que foi isolado imediatamente. Equipe de manutenção da ViaMobilidade realiza manutenção no espaço, que não oferece risco aos clientes", disse a concessionária.
Investigação na Linha 9
O desabamento se soma à sequência de incidentes recentes envolvendo a Linha 9-Esmeralda. Na terça-feira, 3, dia em que ocorreu uma greve unificada dos metroviários, ferroviários e trabalhadores da Sabesp, uma pane fez com que parte da linha deixasse de operar. A situação só foi normalizada no final da tarde desta quarta.
O caso fez com que surgissem suspeitas de vandalismo na linha. Nesta quarta, o Ministério Público de São Paulo solicitou informações à Via Mobilidade, concessionária que administra a linha, e ao Estado, por meio da Comissão de Monitoramento de Concessões Permissões (CMCP), para investigar se houve uma falha ou sabotagem na Linha 9.
Após a falha, a Via Mobilidade abriu um Boletim de Ocorrência para investigação de suposto vandalismo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), "a equipe do 27º Distrito Policial (Campo Belo), acompanhada de agentes da concessionária, percorreu toda a extensão da via e identificou sinais de vandalismo em três pontos, sendo que em um deles houve o furto de um dispositivo que faz o redirecionamento da composição na linha férrea na região de Interlagos".
Um inquérito policial foi instaurado, e exames periciais estão em elaboração para auxiliar nas investigações.
Postar um comentário