O velório do Rei Pelé reúne nesta
segunda-feira, 2, autoridades dos mais diversos segmentos, emociona fãs e
torcedores de todas as idades e regiões do País e resgata memórias dos
tempos de jogador do ídolo. A cerimônia deve seguir até as 10h
da terça-feira, 3, quando o corpo do Rei será levado, em cortejo, para
um sepultamento reservado aos familiares.
Pelé estava desde o fim de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi internado por conta de uma infecção respiratória após contrair covid-19 e, também, para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Ele não resistiu e faleceu aos 82 anos na última sexta.
O corpo do Rei chegou a Santos, no litoral paulista, na madrugada desta segunda-feira e foi recebido com queima de fogos e buzinaço dos torcedores que já faziam fila em frente ao estádio Vila Belmiro, onde o velório foi aberto ao público às 10h.
Mesmo sob calor de 30ºC, fluxo de pessoas na Vila Belmiro é grande para despedida a Pelé :
Desde então, além de uma multidão emocionada de fãs e torcedores, até mesmo de outros times,
muitas autoridades e ex-companheiros de time de Pelé compareceram para
as últimas homenagens ao Rei. Dentre os ex-Santos que marcaram presença,
estão Clodoaldo, Manoel Maria, Abel, Lima, Serginho Chulapa, Elano, Lalá, Aguinaldo e Zé Roberto, que carregou o caixão pelo campo.
Autoridades
políticas e públicas do Brasil e do mundo também estiveram no velório,
reverenciando o ídolo que quebrou barreiras com sua carreira impecável.
São alguns deles: o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes; o
governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan; o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad e o Cônsul da Costa do Marfim, Tibe bi Gole Blaise.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também é esperado no velório na manhã desta terça, pouco antes do cortejo até o local onde o ídolo será sepultado.
Já na área desportiva, marcaram presença: o presidente da Fifa, Gianni Infantino; o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues;
o presidente da Federação Paulista, Carneiro Bastos; Paulo Wanderley
Teixeira, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); o jornalista Milton Neves; o técnico do Santos Odair Hellmann; o coordenador de futebol do Santos e ex-Seleção Brasileira, Falcão, e Emilio Butragueño, vice-presidente do Real Madrid.
No começo da noite desta segunda, alguns dos atuais jogadores do Santos Futebol Clube estiveram no local. Foram vistos o zagueiro Messias, Ângelo Gabriel, Soteldo, Weslley Patati e Marcos Leonardo.
Velório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDOVelório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: MATHEUS TAHAN/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOVelório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOVelório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: Marcello Zambrana/AGIFVelório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOSerginho Chulapa chega na Vila Belmiro para velório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2
Foto: Tomzé Fonseca/Futura PressFilhos e netos durante velório do corpo de Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: Fabrício Costa/Futura PressMárcia Aoki, esposa de Pelé, chora durante velório do ex-jogador, nesta segunda-feira, 2
Foto: ANDRÉ PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOMarcia Aoki e Edinho se despedem de Pelé em velório nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: REUTERS/Diego VaraGianni
Infantino, presidente da Fifa, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF,
no velório do Rei Pelé, na Vila Belmiro, nesta segunda-feira, 2
Foto: REUTERS/Diego VaraPresidente da Fifa, Gianni Infantino, participa do velório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: REUTERS/Ueslei MarcelinoMinistro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ao velório do Rei Pelé nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDOPúblico forma fila para entrar na Vila Belmiro para velar o corpo de Pelé, nesta segunda-feira, 2
Foto: Ettore Chiereguini/AGIFVelório de Pelé, rei do Futebol, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: REUTERS/Diego VaraEdinho, filho de Pelé, se despede do pai em velório nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: REUTERS/Diego VaraVelório do Rei Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: Van Campos/ AgNewsVelório do Rei Pelé nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: REUTERS/Diego VaraVelório de Pelé, nesta segunda-feira, 2, na Vila Belmiro
Foto: Leo Franco/AgNews
Ausências
Por outro lado, a falta de Neymar Jr. foi sentida. Segundo o pai dele, que compareceu à cerimônia fúnebre,
o jogador do PSG não conseguiu comparecer devido à agenda de trabalho,
mas pediu que Neymar pai fosse prestar as últimas homenagens ao Rei.
O Canhão da Vila, Pepe, também não compareceu. Segundo sua família, a ausência foi para "preservar sua saúde emocional".
Familiares de Pelé
Dos
familiares, o primeiro a chegar foi o filho Edinho, que ajudou a
carregar o caixão com o corpo do pai. Os outros filhos Kely, Flávia e os
gêmeos Joshua e Celeste foram até a Vila Belmiro, assim como a viúva
Marcia Aoki. Os netos de Pelé, filhos de Sandra Regina, também estão no local. Nenhum deles quis falar com a imprensa.
O som ambiente da Vila Belmiro colocou a música "Meu Legado", cantada pelo próprio Rei do Futebol.
A canção fala sobre a trajetória do menino que se tornou o maior
jogador de todos os tempos, de Três Corações, cidade de Minas Gerais,
até a consagração mundial.