O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PSB), visitou, na manhã desta terça-feira (09/08), o Colégio da Polícia Militar do Recife, aprofundando a agenda institucional de aproximação com as forças de segurança, colocando a Alepe à disposição para solucionar demandas. Na pauta, o deputado aproveitou para debater a ampliação dos Colégios da PMPE nas regiões de desenvolvimento do Estado, avançando nas ações de valorização dos operadores da segurança pública.Na visita, onde foi recebido pela diretora da unidade, Tenente-Coronel Cristiane, o deputado percorreu as instalações do Colégio, que conta com 40 salas, atendendo cerca de 1400 alunos filhos de policiais e bombeiros militares, bem como um percentual destinado à sociedade em geral. Eriberto também conheceu, na semana passada, a unidade do CPM em Petrolina, que atende 450 estudantes. “Esse modelo de educação é muito atrativo para os profissionais da segurança pública, que muitas vezes deixam seus filhos em casa, para trabalhar em situações de risco. É importante o Estado dar esse suporte, para que os profissionais possam atuar tranquilos de que sua família está em boas mãos”, afirmou o deputado.
Eriberto se reuniu, na última segunda-feira (08/08), com o secretário executivo de Educação, João Charamba, e com integrantes das operativas de segurança pública para debater a ampliação dessas unidades escolares, a partir da demanda encontrada nas visitas institucionais que tem realizado pela RMR, interior e nas especializadas. Na reunião também foi discutida a possibilidade de abertura de vagas para filhos de policiais civis, penais e de integrantes da Polícia Científica.
“Em várias cidades que visitamos, como Serra Talhada, Arcoverde, Limoeiro ou Garanhuns, vários policiais têm nos demandando o acesso a vagas nesses colégios da PMPE. Por isso estamos buscando a ampliação das unidades e percebemos a sensibilidade do governador Paulo Câmara de avançar nesse sentido”, argumentou Eriberto.
O tema já vem sendo capitaneado pelo deputado, com o suporte do coronel Ely Jobson, superintendente militar da Alepe, e o delegado José Rivelino, superintendente de Inteligência da Alepe. Em junho, o deputado Eriberto intensificou tratativas para implantação do Colégio da PMPE em Caruaru, já que hoje o Estado conta apenas com as unidades do Recife e de Petrolina. O prefeito de Caruaru já formalizou a doação do terreno para instalação da escola e a Secretaria de Educação já avança com o planejamento da obra.
Foto: Marcos Henrique/Divulgação