Alepe retoma trabalhos com balanço das ações frente à pandemia da Covid, em defesa da democracia e do processo eleitoral

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retomou, nesta segunda-feira (01), as atividades do segundo semestre de 2022. O primeiro vice-presidente da Casa, deputado Aglailson Victor (PSB), presidiu a sessão plenária destacando os desafios vivenciados por todos em função da pandemia do Coronavírus e a atuação dos parlamentares para dar uma resposta rápida às necessidades dos pernambucanos com a aprovação de projetos voltados para a população. Por meio de videoconferência, o deputado reafirmou, ainda, a disposição da Alepe em defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nas eleições de outubro deste ano.
Em seu pronunciamento, Aglailson Victor ressaltou a importância de cada deputado durante o processo eleitoral para garantir que as eleições de outubro ocorram de maneira pacífica. Na avaliação do vice-presidente da Alepe, o processo eleitoral de 2022 será um dos mais acirrados e polarizados dos últimos tempos.
“Como agentes públicos, formadores de opinião e, sobretudo, como membros de um Parlamento escolhido de maneira democrática, temos o dever de contribuir de todas as formas para que o processo eleitoral ocorra de modo pacífico e ordeiro, acreditando em nossas instituições e reforçando a nossa confiança na Justiça eleitoral”, afirmou.
O vice-presidente destacou que o Poder Legislativo, como a mais pura representação da democracia, com seus representantes escolhidos pela vontade dos eleitores, não permitirá nenhum ato de violência que possa impedir o direito do cidadão de votar. “Estaremos sempre atento e vigilante contra quaisquer tipos de arroubos autoritários”, enfatizou.   
 Segundo o socialista, os últimos anos vão entrar para a história da Alepe como alguns dos mais desafiadores em função da Covid-19. O parlamentar fez um balanço positivo da produção legislativa nos últimos três anos para conter os efeitos econômicos e sociais da pandemia. Ele lembrou sobre o empenho dos deputados para aprovar em julho deste ano, durante período extraordinário, mais recursos para o Auxílio Pernambuco e limitando em 18% a alíquota do ICMS dos combustíveis, gás natural, energia elétrica e dos serviços de comunicações.
 Evento internacional  - O parlamentar falou, ainda, sobre as expectativas do último semestre da décima nona legislatura da Alepe. Durante a sessão, Aglailson Victor anunciou que em novembro a Casa vai sediar  a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale).
 “Teremos a enorme satisfação de sediar esse evento. Trata-se do maior encontro de parlamentares da América Latina e que acontecerá em nosso Estado graças à articulação dos deputados pernambucanos que compõem a diretoria da Unale e ao respeito que esta Casa tem junto às demais assembleias legislativas do Brasil”, informou Aglailson.

Credito da foto: Roberto Soares

Post a Comment