Gilberto Barbosa e comitiva da Conferência Episcopal Italiana visitam 40 projetos sociais em Moçambique

 Mais de 40 projetos sociais na África foram visitados pelo fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa, que aproveitou o convite especial da Conferência Episcopal Italiana (CEI) para acompanhar e conversar com missionários e voluntários que dedicam suas vidas para a transformação social através da fé e da caridade. A visita foi realizada durante duas semanas no mês de junho em Moçambique, no sul da África, juntamente com uma com uma comitiva da CEI, instituição responsável pela manutenção de milhares de obras sociais no mundo.

Os projetos escolhidos para a visita reúnem iniciativas de voluntários do país e da Comunidade Obra de Maria, que está presente em 43 países no mundo, sendo 24 deles localizados no continente africano. Gilberto Barbosa acompanhou a visitação com a comitiva da CEI, que é responsável pela distribuição orçamentária de recursos para a construção de escolas, universidades, hospitais e abrigos. “Os projetos visitados ajudam no desenvolvimento do país onde a Obra de Maria também está presente. Inclusive, estivemos durante duas semanas em locais onde servimos e atendemos a população”, explicou Gilberto Barbosa. A visita permitiu analisar como os recursos advindos de doações estão sendo investidos e como melhorar ainda mais o trabalho da Conferência, além de realizar o acompanhamento presencialmente dos projetos brasileiros no país.
A CEI é uma das instituições provedoras que permitem que a Comunidade Obra de Maria ganhe o mundo e realize ações sociais de combate aos altos índices de pobreza e doenças, desenvolvendo ações para crianças, jovens e adultos desde a evangelização até capacitações profissionais. Ao longo de 15 dias de estadia em Moçambique, alguns dos projetos que a equipe visitou foram os dois internatos (feminino e masculino), as escolas primária e secundária, além da casa de acolhimento para menores excluídos socialmente onde a Obra de Maria atua através de ações sociais e evangelizadoras.
 
MISSÕES
 
A Comunidade Católica Obra de Maria tem sede em São Lourenço da Mata, em Pernambuco, e atua em 43 países, com obras sociais como assistências médica, escolar e centros de apoio para dependentes químicos instalados principalmente em cidades do Brasil e da África. Durante 32 anos, a instituição realiza sua jornada com missões pelo país com missionários e voluntários organizados por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, fundador e cofundadora do projeto. Mais de quatro mil missionários levam o carisma católico pelo mundo e tem os princípios da Virgem Maria como fundamentos para suas atitudes de solidariedade com quem mais precisa.
 
Nos países da África, como Moçambique, Benin, Costa do Marfim, Angola e Cabo Verde, a comunidade leva a evangelização através de internatos, assistências escolar e hospitalar, grupos de oração, música, formação ética, moral e religiosa, encontros vocacionais, moradias e desenvolvendo obras que diminuam a evasão escolar, os efeitos das guerras e os índices de pobreza na região.
 
No Brasil, a Obra de Maria está presente em Pernambuco, Alagoas, Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Pará, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, atuando com educação para jovens, apoio a famílias carentes, assistência médica e escolar, atividades esportivas, apoio a dependentes químicos e visitas aos presídios, ofertas de cursos profissionalizantes, creches e moradias.

Post a Comment