Conheça 5 mitos e verdades sobre Olho Seco

 Se você sofre com vermelhidão ocular, sensação de corpo estranho, ardência, embaçamento visual (que melhora ao uso de lágrimas ou com o piscar), dores oculares e lacrimejamento, deve ficar alerta. Esses são os principais sintomas do Olho Seco, doença multifatorial que afeta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. A síndrome se caracteriza pela perda da homeostase do filme lacrimal e pode causar dores significativas, limitações das atividades de vida diárias, diminuição do bem estar e, ocasionalmente, depressão
 
“Até 52% da população mundial pode ser atingida pelo Olho Seco. E observa-se que, esses novos tempos de pandemia, com o aumento do uso de telas, tendem a aumentar a prevalência dos sintomas na população. Por isso, é preciso ficar atento”, adverte a oftalmologista Elisa Martins, do Hospital de Olhos Santa Luzia, hospital referência em oftalmologia da Rede Vision One. Segundo a Associação dos Portadores de Olho Seco (APÓS), 13 a 24% dos brasileiros sofrem da doença.
 
Conheça alguns mitos e verdades sobre o Olho Seco
 
- Olho Seco não tem cura
Verdade. Como vimos, a Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial, podendo ter vários fatores de risco e causas envolvidas ao mesmo tempo. Em se tratando de quadros crônicos, teremos um leque de possibilidades de tratamentos.
 
- Uso de telas em excesso pode causar a doença
Verdade. Isso porque é comum piscar menos em frente a essas telas, reduzindo a menos da metade a quantidade normal de piscadas do olho. “Em condições normais, nosso cérebro coordena uma frequência de piscar automática que gira em torno de 16-20 vezes por minuto. Quando estamos diante das telas, concentrados, essa frequência cai para 6-8 vezes por minuto”, explica a oftalmologista Elisa Martins.
 
- Lacrimejamento em excesso pode ser um sintoma do Olho Seco
Verdade. Apesar de contraditório, isso pode ocorrer nos pacientes portadores de olho seco evaporativo. Isso acontece porque o ressecamento da superfície ocular estimula o cérebro a produzir um lacrimejamento reflexo. Essa lágrima reflexa, no entanto, pode não ser de boa qualidade e insuficiente para sanar o problema.
 
- Só o colírio é suficiente para tratar a doença
Mito. O tratamento não é apenas uso de colírios lubrificantes. Esse seria um simples tratamento para uma doença tão complexa. O melhor tratamento varia de acordo com o caso de cada paciente. Para casos leves, colírios lubrificantes comuns de uso eventual podem ser suficientes. Em casos moderados e avançados, podem ser necessários colírios anti-inflamatórios e alguns tratamentos específicos.
 
- Quem tem Olho Seco não pode usar lentes de contato
Mito. Para pacientes com olhos secos que desejam usar lentes de contato, uma boa opção são as lentes gelatinosas. Outra alternativa são as lentes rígidas mini esclerais, que cobrem toda a superfície da córnea e também se ancoram na parte branca dos olhos, suavizando os sintomas do Olho Seco. A melhor escolha deverá ser feita mediante orientação e acompanhamento com o seu oftalmologista.

Post a Comment