O nome da refugiada ucraniana Sofiia Karkadym, de 22 anos, ganhou o mundo no último mês quando veio a tona que o segurança britânico Tony Garnett, de 29 anos, deixou sua esposa e seus dois filhos para viver com a mulher que abrigou em sua casa como refugiada.
Sofiia resolveu falar pela primeira vez após o caso repercutir globalmente no final de maio. A jovem disse, em carta aberta nas redes sociais que não "roubou ninguém" e que não é uma "destruidora de lares". Tony e sua família receberam Sofiia em Bradford, no Reino Unido, depois dela fugir de sua cidade natal, Lviv, em razão da devastação provocada pela invasão russa."A primeira coisa que quero dizer é que não roubei ninguém da família. Foi uma decisão pensada e consciente de um homem de 29 anos que tem o direito de se apaixonar, de ser feliz e de escolher com quem ele quer estar.", disse ela post nas redes sociais.
O casal está vivendo junto na casa dos pais de Tony. A sua esposa, Lorna Garnett, segue na antiga residência da família com os seus dois filhos.