PERÍODO DE DURAÇÃO
▪ 30 e 31 de maio – Socialização do projeto com o Corpo Docente da escola
▪ Mês de Junho – Ações do Projeto
ETAPAS DE ENSINO
▪ Educação Infantil
▪ Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais (Modalidade Regular de Ensino)
▪ Ensino Fundamental – Fase I e Fase II (Modalidade de Ensino – Educação de Jovens
e Adultos – EJA)
ÁREAS DO CONHECIMENTO
A proposta será ampliada para todos os Componentes Curriculares.
APRESENTAÇÃO
A Rede Municipal de Ensino de Machados propõe a seguinte temática para a vivência
dos Festejos Juninos alusivos ao ano de 2022: “Viva o São João e a Poesia, Vamos forrozar
e valorizar os Poetas da Cantoria”, buscando conhecer e valorizar a cantoria de viola como
expressão cultural da região Nordeste do Brasil e que tem sua vivência fundamentada no
repente, reconhecido nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(IPHAN) como patrimônio cultural do Brasil. Também agregarão nesse rol de versos, canções
e rimas que traduzem e preservam a cultura popular, outros repentismos nordestinos como o
Coco de Embolada, Aboios e Toadas e a poesia da Literatura de Cordel. Esta última, também
considerada como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Contudo, as escolas também desenvolverão práticas de leitura da poesia do repente
nas múltiplas versões e do cordel nas ações viabilizadas através do projeto de leitura que vem
sendo desenvolvendo na Rede Municipal de Ensino.
JUSTIFICATIVA
A temática proposta surgiu da necessidade oportunizar aos estudantes o conhecimento
dos cantadores, violeiros, repentistas, emboladores de coco, aboiadores e declamadores da
poesia popular, em âmbito local, regional e nacional, para assim valorizarem toda essa arte
através de um resgate dessas manifestações do povo que integram parte da nossa identidade
cultural e na intenção também de levar ao conhecimento dos estudantes, as origens, formas,
estilos e possibilidades poéticas da arte do improviso dos mais variados repentes, versos e
poesia.
Tradicionalmente, o repente nordestino é uma das diversas formas que surgiu da
interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval ibérica dos trovadores e possuem
personagens, chamados de repentistas ou cantadores que improvisam versos da tradição oral.
Geralmente se apresentam sozinhos ou em duplas pelas feiras e também nos espaços
populares, onde podem trocar versos com outro cantador sobre os mais variados temas
lançados através dos motes sugeridos sobre os quais fazem seus improvisos, ou seja, a glosa.
De maneira geral, como enfatiza Pereira (2002, p. 93): “Os indivíduos se movem sob
uma linha de heranças e contribuem para que ela se estenda na experiência diária das
comunidades.” Pensando assim, propomos que com a vivência desse projeto haja maior
engajamento de toda a comunidade escolar para que voltem os olhares dos nossos estudantes
em direção da riqueza da cultura popular brasileira e de toda nossa arte literária também
expressa, além da cantoria, na embolada de coco que vem da tradição folclórica e propõe um
“duelo” de criatividade sobre a vida cotidiana; dos cantos entoados nos Aboios e Toadas muito
presentes nas Cavalgadas de nossa cidade; na Literatura de Cordel que carrega uma marca
registrada da nossa gente com histórias da alma do povo e tantos outros temas desenvolvidos
também por nossas cordelistas conterrâneas.
OBJETIVOS
▪ GERAL
▪ Compreender e valorizar a cantoria de viola, os repentismos e a Literatura de
Cordel como prática social e cultural do povo nordestino.
▪ ESPECÍFICOS
▪ Conhecer os ícones da cultura popular na poesia local e nacional e apreciar suas
principais produções criativas
Resgatar as origens da cantoria de viola, embolada de coco, aboios e toadas e
Literatura de Cordel;
▪ Observar a capacidade de improvisação dos poetas;
▪ Apreciar cordéis consagrados da nossa literatura nordestina e também os
cordéis da tradição medieval;
▪ Praticar um desafio jocoso da arte pernambucana da cantoria de viola;
▪ Organizar duelos de emboladores de coco;
▪ Valorizar a produção musical da toada nas cavalgadas de Machados;
▪ Coordenar oficinas de xilogravura;
▪ Valorizar os repentes e a Literatura de Cordel como expressões da vida e
tradições de comunidades de todos os tempos e espaços.
ÍTULOS DAS ESCOLAS
Cada Instituição de Ensino trabalhará o projeto dentro da sua temática estipulada.
Instituições de Ensino Título
Escolas do Campo Repentistas: Homenageando os
Violeiros da Terra
Creche Branca de Neve Cordel Encantado
Escola Major João Marques de Oliveira Aboios e Toadas: Homenageando a
Cavalgada de Machados
Escola Maria de Albuquerque Pimentel Cordel Cantado: Homenageando Judith
Vieira e Maria Paulino
Escola João Barbosa de Lucena Cantador de Poesia: Homenageando o
poeta Edvaldo Zuzu e grande artista
nacional Santana
Escola Édson Régis A arte de declamar poesia
Escola Manoel João Rodrigues do
Nascimento
Embolada de Coco: Homenageando
Caju e Castanha e os poetas da região
Serão homenageadas as cordelistas Maria Paulino (Cohab) e Judith Vieira
(Centro) e os conterrâneos cantadores de viola: Edvaldo Zuzu (Pedra Fina), Eduardo
Lopes (Laranjeiras), Luis Estevão (Cohab), Marcelo Mergulhão (Macaparana), Genildo Mine (Jundiaí), Ivan Barbosa (Pedra Fina).
METODOLOGIAS / ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS
▪ Exibição e interação da turminha com a live espetáculo: Cordel animado – Mari Bigio
(LIVE - Viva o Folclore com Mari Bigio e Banda);
▪ Oficina de xilogravura (Sugestão para realizar a técnica em sala: Vídeo - Oficina de
Cordel com Mari Bigio) e conversa apreciativa das produções realizadas;
▪ Realizar roda de conversa sobre os temas das xilogravuras e confeccionar um mural
com as crianças;
▪ Realizar contações de histórias da Literatura de Cordel e versos da cantoria;
▪ Explorar fotografias e breve biografia das(os) homenageadas(os) e narrar algum verso
de cantoria ou cordel dos mesmos;
▪ Oficina de criação: Violas;
▪ Simular uma cantoria de viola em sala de aula.
▪ Roda de conversa sobre repente, cordel e emboladas explorando as origens, temas,
técnicas e os artistas locais, regionais e nacionais;
▪ Exibição dos vídeos: Cordel para Crianças da Mari Bigio: O Romance do Homem da
Meia-Noite com a Mulher do Dia; Marmelo, O Jacaré Banguelo; A Dona Baratinha em
Cordel; Lampião, lá no sertão; A bagunça dos brinquedos; A lenda da Calunga, entre
outras da cordelista pernambucana e conversação;
▪ Oficina de xilogravura (Sugestão para realizar a técnica em sala: Vídeo - Oficina de
Cordel com Mari Bigio) e conversa apreciativa das produções realizadas;
▪ Explorar fotografias e breve biografia das(os) homenageadas(os) e narrar algum verso
de cantoria, cordel ou emboladores de coco;
▪ Narrar a história O Pequeno Príncipe – História em Cordel Encantado e realizar roda
de conversa sobre as principais lições da obra;
▪ Contar histórias dos folhetos das cordelistas: Maria Paulino (A História de Machados;
Cordel Que declama e se encanta com Os Bacamarteiros; Cordel: Alcione do Acordeon
“Olhe Ele Aqui de Novo”); e Judith Vieira (No meio dos bananais e O centenário contado
em prosa e verso Festa de São Sebastião – 1918-2018)
Explorar imagens temáticas e consagradas no cordel;
▪ Narrar histórias rimadas. Ex.: A casa e seu dono – Elias José e realizar atividades como:
completar o texto lacunado com as palavras que rimam; realizar lista de palavras que
rimam; descrever os personagens do texto; localizar palavras que rimam no texto;
▪ Simular uma cantoria de viola e embolada de coco em sala de aula;
▪ Convidar uma pessoa mais velha que tenha o apreço pela poesia e saiba declamar ou
contar histórias.
▪ Roda de conversa sobre repente, cordel, emboladas e aboios e toadas explorando as
origens, temas, técnicas e os artistas locais, regionais e nacionais;
▪ Oficina de xilogravura (Sugestão para realizar a técnica em sala: Vídeo - Oficina de
Cordel com Mari Bigio) e conversa apreciativa das produções realizadas;
▪ Explorar fotografias e breve biografia das(os) homenageadas(os) e narrar algum verso
de cantoria, cordel, emboladores de coco dos aboios e toadas;
▪ Exibir os vídeos: Poetas do Repente | Tecendo o Repente e Poetas do Repente | Com
a Boca no Mundo;
▪ Contar histórias dos folhetos das cordelistas: Maria Paulino (A História de Machados;
Cordel Que declama e se encanta com Os Bacamarteiros; Cordel: Alcione do Acordeon
“Olhe Ele Aqui de Novo”) e Judith Vieira (No meio dos bananais e O centenário contado
em prosa e verso Festa de São Sebastião – 1918-2018);
▪ Explorar imagens temáticas e consagradas no cordel;
▪ Convidar uma pessoa mais velha que tenha o apreço pela poesia e saiba declamar ou
contar histórias.
▪ Exibir o Espetáculo: Histórias à Brasileira - causos e cantoria – Paranaguá e realizar
roda de conversa sobre a trama de contos, causos e músicas populares entrelaçados
pelas conversas que os atores improvisam com a plateia;
▪ Apreciar histórias de cordel como: As Proezas de João Grilo; A chegada de Lampião no
céu e A chegada de Lampião no inferno;
▪ Exibir o vídeo: Aboio, A Poesia do Vaqueiro e realizar roda de conversa;
▪ Simular uma cantoria de viola, embolada de coco ou toadas de cavalgada em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e processual, com base no desempenho e apreço dos
estudantes no decorrer das atividades culturais propostas.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, TÁRCIO. Aboio, A Poesia do Vaqueiro. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=DikSjNBXF94. Acesso em 25 de maio de 2022;
BIGIO, Mari. Oficina de Cordel. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qv8VbPpZktQ&t=2769s. Acesso em 25 de maio de
2022;
BIGIO, Mari. LIVE - Viva o Folclore com Mari Bigio e Banda. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=hWgVjx5DUbc&t=4122s. Acesso em 25 de maio de
2022;
BLOG EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Sequência didática: A casa e seu dono, Elias
José. Disponível em:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/04/sequencia-didatica-casa-e-
seu-dono.html. Acesso em 25 de maio de 2022;
CADERNO DE CULTURA DE PERNAMBUCO. Travessia – Programa de Aceleração de
Estudos de Pernambuco;
CLÁSSICOS DO CORDEL. Proezas de João Grilo (Parte I). Disponível em:
http://www.cordelendo.com/2020/08/classicos-do-cordel-proezas-de-joao.html. Acesso
em 26 de maio de 2022;
MAIS CORDÉIS. A chegada de Lampião no inferno. Disponível em:
http://www.ablc.com.br/a-chegada-de-lampiao-no-inferno/. Acesso em 26 de maio de 2022MAZZON. Vinícius. Histórias à Brasileira - causos e cantoria – Paranaguá. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=8gQ51UObpCo&t=1540s. Acesso em 26 de maio de
2022;
MUNDO CULTURA. O Pequeno Príncipe – História em Cordel Encantado. Disponível em:
https://mundocultura.com.br/o-pequeno-principe-historia-em-cordel/. Acesso em 26 de
maio de 2022;
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Flor do não esquecimento – Cultura popular e processos
de transformação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002;
TV ESCOLA. Poetas do Repente | Com a Boca no Mundo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Me-DyaoBO5w. Acesso em 26 de maio de 2022;
TV ESCOLA. Poetas do Repente | Tecendo o Repente. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=kr1Q6QAm9q8&t=661s. 27 de maio de 2022;
VIEIRA, Guaipuan. A chegada de Lampião no céu. Saber Genial. Disponível em:
https://www.sabergenial.com.br/literatura/literatura-de-cordel-a-chegada-de-lampiao-no-ceu. 27 de maio de 2022.
Postar um comentário