Ford lança F-100 retrô com motor elétrico de “prateleira”

 

A Ford apresentou nos Estados Unidos a picape retrô F-100 Eluminator, equipada com seu primeiro motor elétrico de “prateleira”. A picape Ford F-100 Eluminator é o chamariz de um novo negócio: a venda de motor elétrico para quem quiser customizar carros antigos com a nova onda da propulsão.

A picape-conceito foi criada pela Ford Performance para apresentar o motor elétrico de “prateleira” Eluminator. No caso da F-100 Eluminator, montada sobre uma picape F-100 1978, são dois motores elétricos que desenvolvem 486 cv de potência combinada (362 kW) e 862 Nm de torque. O plano da Ford é aumentar o portfólio de peças e acessórios para a customização de veículos elétricos.

No século passado, a Ford fez muito sucesso com a venda de seu motor V8 para carros de corrida ou customizados nos Estados Unidos. A ideia é repetir a fórmula, porém com um motor elétrico. Batizado de Eluminator, o primeiro motor elétrico de “prateleira” da Ford tem 285 cv de potência (212 kW) e 431 Nm de torque. O motor custa US$ 3.900 (cerca de R$ 18.700) e já tem fila de espera.

Com a mesma potência e torque do Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition 2021, que usa motorização similar, a picape retrô tem de 19”, pneus de alta performance 275/45 R19 e pintura cinza exclusiva com detalhes cobreados. O interior combina peças de época, como vidros de acionamento manual, e elementos modernos do Mach-E, incluindo a gigantesca tela multimídia. O capô, no lugar do motor, traz um espaçoso porta-malas.

O plano da Ford Performance é ampliar o portfólio de peças e acessórios para personalização de veículos elétricos, incluindo sistemas de bateria, controladores e inversores de tração, com soluções completas para o segmento. A customização de veículos é um mercado que movimenta cerca de US$ 50 bilhões por ano globalmente (cerca de R$ 240 bilhões).

“O desempenho dos carros elétricos é divertido e conforme a indústria avançar na eletrificação, o automobilismo e o mercado pós-vendas também vão”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance. “Assim como a Ford está comprometida em liderar a revolução elétrica na parte de produto, a Ford Performance também quer vencer na área de veículos de performance e de competição.”

 

Post a Comment