Em intensa agenda institucional, Eriberto Medeiros visita Colônia Penal Feminina, COTEL e CREED em Abreu e Lima

 O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, realizou uma importante agenda institucional visitando três unidades prisionais do estado de Pernambuco, na manhã da última segunda-feira (13/06). Ao lado de representantes da Polícia Penal, Eriberto conheceu a estrutura e pôde ouvir demandas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL) e do Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED).

Aproximando a Assembleia Legislativa das forças de segurança, o deputado já passou por batalhões, delegacias, departamentos especializados, conversando com os profissionais e gestores, para colher ideias e se colocar à disposição, no intuito de construir avanços para o serviço público pernambucano. Nesta segunda-feira, Eriberto esteve, inclusive, acompanhado do presidente do Sindicato dos Policiais Penais (SINPOLPEN-PE), João Carvalho, com quem o deputado vem articulando conquistas para a categoria, como a estruturação do Departamento de Polícia Penal, melhorias na carreira profissional, entre outros avanços.

“A política de segurança de Pernambuco precisa ter um olhar para a Polícia Penal e é isso que estamos fazendo, nas nossas visitas institucionais. Estamos constatando, in loco, as necessidades, as demandas, as ideias, para que possamos integrar ainda mais nossas polícias e prevenir ações violentas, crimes, tornando Pernambuco mais seguro. Só conseguimos isso com profissionais bem treinados, valorizados e motivados. É por isso que a aproximação humanizada é necessária, para ouvir e levar os pleitos ao Governo do Estado”, afirmou Eriberto Medeiros.

Na Colônia Penal Feminina, Eriberto percorreu as instalações ao lado da diretora da unidade, Gislane Melo, que apresentou diversos espaços, como as duas empresas de confecções onde as reeducandas têm a oportunidade de aprender uma profissão para garantir sua reinserção na sociedade. A CPFAL conta com 316 internas, que além da ocupação laboral, têm acesso ao ensino escolar, bibliotecas, aulas de música, entre outras atividades lúdicas que auxiliam no processo de ressocialização.

Já no COTEL, Eriberto constatou a operação da unidade para realizar a triagem dos internos, que chegam a quase 3500 pessoas dentro dos pavilhões. Conduzido pelo diretor do Centro, Islan Honorato dos Santos, Eriberto viu de perto as ações da Polícia Penal, que garante a higiene, a organização e a convivência dos reeducandos, realizando, ainda, atividades que permitam essa política de reinserção, com acesso a cursos profissionalizantes e jogos esportivos, além de atendimento de saúde de forma autônoma.

A pauta de segurança, na segunda, finalizou com a visita ao CREED, também em Abreu e Lima, onde Eriberto foi recebido pelo diretor da unidade, major Igor, e pelo coordenador de gestão de pessoas da PMPE, coronel Armando. Hoje são 68 internos no Centro, que também realiza um trabalho de reinserção, buscando reconstruir a vida de profissionais de segurança que cometeram atos de ilegalidade. No local, o parlamentar constatou a necessidade de reformas na estrutura, para garantir a consolidação desse trabalho de resgate.

 Foto: Marcos Henrique/Divulgação

Post a Comment