Dom Fernando Saburido anuncia renúncia ao cargo de arcebispo de Olinda e Recife

 Em noite de muitos agradecimentos, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu uma Missa de Ação de Graças na Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. Nesta sexta-feira (10), dom Fernando comemora seus 75 anos de vida e anunciou que pediu sua renúncia ao cargo de arcebispo das cidades, em carta enviada ao Papa.

O arcebispo de Olinda e Recife esteve à frente desse cargo durante 13 anos. “Completei minha idade de 75 anos e agora é esperar aquele que vem em nome do Senhor. É a idade que o Papa aceita, a gente já se doou tanto à Igreja e agora é aproveitar o restinho da vida para fazer outras coisas”, disse dom Fernando.

Conforme rege o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, os bispos renunciam ao chegar nessa idade. Dom Fernando contou que até sua última atividade no cargo de arcebispo pode durar em média de um ano, podendo ser antes ou um pouco depois. 

“Em geral, pela nossa experiência, isso leva um ano. Acho que será no início do próximo ano, talvez. Vou continuar morando em Olinda, de modo que estarei sempre presente ajudando naquilo que for preciso”, contou dom Fernando.

Para a escolha no novo arcebispo de Olinda e Recife é feita uma consulta. “É um processo lento, de modo que se leva para Santa Sé três propostas e o papa tem a liberdade de escolher um dos três”, completou dom Fernando.

Antes de iniciar a celebração da missa, o arcebispo cumprimentou muitos religiosos e fiéis que estavam na Catedral. “Para mim é motivo de muita emoção e muita alegria estar com vocês esta noite e render graças a Deus por 75 anos de vida”, disse para o público presente na Igreja.

Dom Fernando Saburido foi ordenado bispo em 2000 e ficou por cinco anos na arquidiocese como bispo auxiliar. Depois, em 2005, foi nomeado bispo de Sobral, no Ceará, onde ficou por quatro anos. Em 2009, ele retornou para o Recife, assumindo o cargo de arcebispo de Olinda e Recife.

 

Post a Comment