Câmara aprova texto-base de projeto sobre teto do ICMS para combustíveis e energia

 

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação unânime nesta terça-feira, 14, o texto-principal de projeto que fixa um limite para a cobrança do ICMS aos setores de combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo, dando aval à essência da matéria chancelada na véspera pelo Senado.

Ao aprovarem o texto principal do projeto - o parecer do relator Elmar Nascimento (União-BA) -, os deputados acataram por 348 votos parte das mudanças promovidas pelo Senado.

Uma dessas alterações trata da garantia de recursos para os pisos constitucionais de saúde e educação. Também fica autorizada a concessão de crédito presumido de PIS/Cofins e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre etanol e gasolina.

O projeto é parte de um esforço do Congresso de mostrar reação à alta da inflação, principalmente de itens que afetam a população mais vulnerável, justamente em um ano eleitoral.

O texto não fixa uma alíquota para o ICMS, mas estabelece um teto de aproximados 17%, ao incluir os setores selecionados no rol de "essenciais".

A proposta também traz compensações a Estados por eventuais perdas de arrecadação em decorrência do limite ao ICMS.

Uma vez concluída a votação na Câmara - agora haverá a análise de emendas -, o projeto será encaminhado à sanção presidencial.

 

Post a Comment