Bolsonaro reforça desejo por CPI da Petrobras e ameaça: "Vamos para dentro"

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (18), que conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR) sobre a abertura de uma CPI para investigar a Petrobras. O presidente e seus aliados aumentaram de vez os ataques à empresa desde sexta-feira, quando a estatal anunciou um novo aumento do diesel e da gasolina.

"Conversei com o líder do governo e com o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI na segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras. É inadmissível em uma crise mundial ,a Petrobras se gabar dos lucros que tem. Só no primeiro trimestre foram 44 bilhões de lucro, nunca vistos na história", afirmou Bolsonaro durante um discurso em um culto evangélico em Manaus.

Já na quinta-feira, durante transmissão em suas redes sociais, o presidente disse que um novo reajuste seria considerado um "ataque com interesse político" por parte da Petrobras.

Após as primeiras informações sobre a decisão da diretoria da empresa de reajustar o valor cobrado pelo diesel e a gasolina nas refinarias, aliados do presidente também começaram a criticar a política da empresa, principalmente o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Lira disse que irá convocar uma reunião com as lideranças da Câmara dos Deputados para discutir sobre a política de preços. Na sexta-feira, entretanto, Bolsonaro já revelou que gostaria de ver instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Petrobras.

"Eles não pensam no Brasil, virou Petrobras Futebol Clube para o seu presidente, diretores, conselheiros e ditos minoritários. Já conversei com os parlamentares que está me acompanhando aqui. Vão assinar a CPI. Vamos ver os contratos como são feitos. Eu tenho o meu entendimento. Não vou falar aqui porque eu posso me equivocar e não quero ser acusado de mentiroso lá na frente. Mas vamos resolver o problema da Petrobras. Dá para atenuar o preço dos combustíveis", disse Bolsonaro.

Após o início dos ataques, a Petrobras perdeu cerca de R$ 30 bilhões do seu valor negociado na Bolsa de Valores. Segundo Bolsonaro, com a notícia sobre a instalação de uma CPI, o valor da empresa deverá cair ainda mais.

"Na última sexta-feira, infelizmente, com o anúncio do aumento dos combustíveis os minoritários e grande parte dos minoritários empresas de fundo de pensão dos EUA que ganham, em média, 6 bilhões por mês, a Petrobras perdeu em seu valor R$ 30 bilhões. Acredito que na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30 ", afirmou o presidente.

Post a Comment