Audiência Pública destaca ação de Macaparana e cobra mais atenção no atendimento a autistas

 

Comissão de Administração Pública da Alepe realizou, nessa quinta, uma audiência pública em Macaparana, na Mata Norte, para debater a expansão da Casa Azul, um centro municipal de atendimento especializado a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. O encontro teve como objetivo apresentar o funcionamento da instituição e inspirar gestores municipais e do Governo estadual a replicar o modelo em outras localidades.
A Casa Azul foi inaugurada em março deste ano e é a primeira instituição pública do Estado voltada exclusivamente a atender pessoas com diagnóstico de autismo. Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas da psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia, que atendem 92 crianças. Para a coordenadora da casa – e mãe de criança autista – Tatiana de Albuquerque, ter um centro especializado no município foi um ganho importante para os pacientes, já que não precisam mais viajar e enfrentar filas em busca de tratamento em outras cidades.

Esse sentimento é compartilhado pelas mães e familiares dos pacientes atendidos, que também contam com um projeto de assistência e acolhimento da Casa Azul. Cíntia Maria da Silva, mãe de um menino de 9 anos que recebe tratamento na instituição, elogia a abordagem humanizada no atendimento às famílias e diz que o serviço mudou muito a sua vida e a do filho. “Mudou completamente, porque a Casa ela nos dá uma  outra  visão de vida também. Tanto para a criança ,  pra evolução da criança, quanto pra evolução de nós, mães, também. A gente aprende a lidar também com  eles, as profissionais nos instruem. A evolução de Pedro hoje é totalmente diferente ao momento que eu descobri o autismo dele , há um ano e seis meses, que ele tinha , ele mudou totalmente”.

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas do Estado, apresentado pelo auditor João Francisco Alves na audiência, apenas 16 dos 185 municípios pernambucanos têm equipamentos públicos com atendimento aos vários tipos de deficiência, incluindo o transtorno do espectro autista. O documento também aponta que 65% dos profissionais que atuam nesses locais não têm qualificação para atender pessoas com autismo. O auditor informou que, a partir dos resultados desse estudo, o Tribunal demandou o Governo do Estado, em abril último, a firmar um termo de ajuste de gestão para realizar discussões com a sociedade civil e apresentar, no prazo de 150 dias, um plano de ação para preencher as lacunas apresentadas.

Representando o Governo estadual no encontro, as diretoras das Gerências Regionais de Saúde de Goiana, na Mata Norte, e de Limoeiro, no Agreste Setentrional, Daniele Uchôa e Anália Melo, se colocaram à disposição para colaborar. Já o delegado estadual da pessoa com deficiência, Alex Ramos de Oliveira, destacou as iniciativas apresentadas e defendeu a necessidade engajar gestores municipais, por meio das audiências públicas, de modo a replicar o modelo da Casa Azul em todos os municípios pernambucano.

A partir dessas escutas, a gente vai fazer um relatório, é a nossa pretensão fazer um relatório, e levar esse relatório aos órgãos de fiscalização, controle , ao Governo do Estado, para que seja finalmente montado um planejamento voltado para a causa da pessoa com deficiência no Estado de Pernambuco, que se torne uma referência”.

O evento teve a participação de representantes de outros municípios da região, como Machados, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Vicência. O prefeito de Macaparana, Paulo Barbosa da Silva, conhecido como Paquinha, fez um apelo para que todos abracem a causa.  “Eu gostaria de passar para os prefeitos, colegas, que abrace essa causa, que a gente sabe o quanto sofre uma mãe , saindo daqui  tendo que que ir para o Recife enfrentar filas, as dificuldades que elas passam para ter o atendimento dos seus filhos e a gente, com esse atendimento no município, sem sombra de dúvida é uma qualidade de vida muito importante que a gente traz para essas famílias”.

O presidente da Comissão de Administração Pública da Alepe, deputado Antônio Moraes, do PP, fez uma avaliação positiva do encontro, e apontou os próximos passos a serem tomados pelo Colegiado. “A gente vai a outras regiões do Estado pra ver se a gente divulga isso e desperta aí, e abre o coração de outros prefeitos e prefeitas para aderirem a esse movimento que começou aqui no município de Macaparana”.

Ao final da reunião, foi realizada uma visita às dependências da Casa Azul. Acompanhe mais informações sobre as atividades da Assembleia Legislativa nas nossas redes sociais e no site www.alepe.pe.gov.br.


Post a Comment