Apac renova alerta máximo de chuvas para quatro regiões de Pernambuco

 As chuvas que atingiram Pernambuco neste sábado (28) devem continuar com intensidade forte na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Mata Sul, até a madrugada. A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que renovou o alerta de chuvas por mais 24 horas. 

De acordo com o aviso metereológico, devido aos acumulados de chuva já estarem muito altos, o nível de risco permanece. No domingo (29), as chuvas devem ficar com intensidade moderada a forte, pois o sistema começará a reduzir ao longo do dia e se deslocar para Alagoas. “Os modelos indicam maior probabilidade de chuvas para Mata Sul e Agreste Meridional”, aponta a Nota da Apac. 

Para o Agreste, há previsão de chuvas com intensidade moderada a forte. Já no Sertão a chuva deve ser fraca. Os municípios de Itapissuma (317mm), Jaboatão dos Guararapes (230 mm), Recife (220 mm), São Lourenço (220 mm), Igarassu (200mm) e Abreu e Lima (197mm) registraram os maiores volumes de chuva acumulado nas últimas 24 horas.

A orientação da Apac é que a população que mora em áreas de risco busque locais seguros para passar a noite, entrando em contato com os serviços de Defesa Civil dos municípios.

Rios e barragens 

Foram emitidos avisos hidrológicos entre a noite da sexta-feira (27) e a tarde de sábado (28), já que alguns dos rios que compõem a Rede de Alerta de Rios do Estado de Pernambuco continuam em cota de alerta e de inundação. 

Os rios que atingiram a cota de inundação foram Capibaribe Mirim (Timbaúba), Capibaribe (São Lourenço), Siriji (Vicência) e Sirinhaém (Joaquim Nabuco). Já os rios Amaraji (Sirinhaém) e Jaboatão (Moreno) atingiram a cota de alerta.

Ainda segundo a Apac, até o momento não há risco para abertura de comportas das barragens que compõem o Sistema de Contenção de Cheias do rio Capibaribe. Os reservatórios estão sendo monitorados pela agência e apresentam os seguintes percentuais de armazenamento: Carpina (8,08 %), Goitá (53,22%), Jucazinho (15,09 %) e Tapacurá (53,27%).

Post a Comment