Alepe recebe prêmio nacional por projeto de formação de lideranças


 A Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu nesta terça-feira (24/05) o prêmio “Assembleia Cidadã” concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale). A entrega foi feita pelo presidente da entidade, deputado Lídio Lopes (MS), numa solenidade que aconteceu durante a sessão plenária. Além de parlamentares do Estado, participaram da premiação o diretor-geral da Unale, Evaldo Bazeggio, e a tesoureira da instituição, Ivana Bastos.
A Alepe venceu, pela segunda vez consecutiva na categoria projetos especiais, com o “Lideralepe”. A iniciativa marca a atuação da Assembleia em ações que buscam aproximar o Legislativo da sociedade e ampliam o reconhecimento nacional dos deputados pernambucanos. O presidente da Unale, Lídio Lopes, parabenizou a Alepe pela vitória e pela atuação em defesa de projetos que “fortalecem os deputados estaduais”.  
Em discurso, o deputado pelo Mato Grosso do Sul ressaltou que uma das pautas nacionais da Unale “é o debate em torno do fundo partidário para que os deputados estaduais possam legislar sobre questões que hoje não são prerrogativas dos legislativos estaduais”. “Estamos na luta para aumentar a atuação do parlamento estadual e rediscutir o pacto federativo”, explicou.


Iniciativa pioneira

O projeto “Lideralepe” é uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem por objetivo promover, gratuitamente, a formação de novas representações políticas no Estado. Trata-se de uma iniciativa inédita da gestão do deputado Eriberto Medeiros (PSB) como presidente da Alepe.

Num primeiro momento, o foco do projeto foram os cursos voltados para vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias e estudantes. Neste mês de maio, o “Lideralepe” ampliou as áreas de atuação com a “Formação de Lideranças em Segurança Pública”, voltada para policiais federais, rodoviários federais, penais, agentes socioeducativos, guardas municipais, policiais militares e civis, bombeiros militares e demais categorias das forças de segurança.

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, o prêmio “Assembleia Cidadã” é uma “construção de muitas mãos e fruto de muita dedicação”. “Além de cumprir o papel de fiscalizar, de criar leis e promover debates, a Casa de Joaquim Nabuco tem tido avanços importantes na aproximação com as pessoas, na escuta da sociedade e na criação de projetos que contribuam para a melhoria da vida dos pernambucanos”, disse o presidente.




Reconhecimento em dose dupla

O “Lideralepe”, coordenado pela Escola do Legislativo, venceu o prêmio “Assembleia Cidadã” concorrendo com 80 projetos apresentados pelas assembleias de todo o país. Os finalistas são selecionados por iniciativas que estimulam a adoção de políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade.  

A condecoração valoriza projetos que buscam a modernização dos serviços prestados pelos legislativos nas categorias projetos especiais, gestão e atendimento ao cidadão. A Assembleia de Pernambuco foi campeã na primeira edição do prêmio, em 2019, com o projeto “Alepe Acolhe”, iniciativa que oferece cursos de qualificação e estágio remunerado a jovens do Cadastro Nacional de Adoção e em situação de vulnerabilidade.

Falando em nome dos deputados pernambucanos, o vice-presidente da Unale, Diogo Moraes, ressaltou que o “Lideralepe busca democratizar os conhecimentos sobre a ciência política, por meio de cursos gratuitos ministrados por professores competentes, capacitando assim novas lideranças no Estado”.  

“Desde que foi lançado, em abril de 2021, já concluímos 18 turmas, formando mais de 700 alunos. Ficamos felizes com o reconhecimento que esse trabalho alcançou”, pontuou.

A tesoureira da Unale, Ivana Bastos, lembrou que o prêmio está em sua segunda edição e visa o reconhecimento de iniciativas de deputados estaduais pautados por valores comuns as atenções sociais, a promoção da cidadania, a valorização da cultura, a sustentabilidade e boa gestão.  "A finalidade desse prêmio é o de incentivar a dar visibilidade às ações voltadas para o bom funcionamento do Poder Legislativo e prestar bons serviços às comunidades. Em 2021 a Alepe foi vencedora pela segunda vez na categoria projetos especiais. Práticas como essas estão sendo levadas para todas as assembleias do Brasil.  Acredito que esse projeto já se encontre em 20 assembleias" , informou.

Fotos: Roberto Soares/Alepe

Post a Comment