Suspeito de tiroteio no metrô de Nova York é preso

 Um homem de 62 anos, Frank R. James, foi preso nesta quarta-feira, 13, por suspeita de atuação no tiroteio em um trem do metrô de Nova York (EUA), que deixou ao menos 23 pessoas feridas. A informação foi confirmado por Eric Adams, prefeito de Nova York, que agradeceu a equipe de polícia.

O suspeito é o responsável por alugar uma van que pode estar ligada ao ataque, já que as chaves do veículo estavam com outros produtos usados na ação. Ele foi preso no East Village, em Manhattan.

James foi preso nove vezes em Nova York entre 1992 e 1998 e outras três prisões em Nova Jersey, informou a polícia, que diz ter evidências da participação dele no tiroteio.

"Recuperamos vídeos dele de ontem, um pouco antes do incidente, em que ele usava a mesma capa escura que foi recuperada na cena do crime. Ele também foi visto três quarteirões antes da estação, local onde ele deixou a van", disse a polícia.

A Glock 9 milímetros, arma achada na cena do crime, foi identificada como sendo de Frank R. James. Ele teria comprado a arma em 2011, em Ohayo. A motivação do crime ainda não foi divulgada.

James pode responder por crime federal e pegar pena de prisão perpétua por "uso de arma letal com intensão de causar ferimentos", de acordo com as autoridades americanas. 

Até o momento, sabe-se que James alugou a van na Filadélfia, onde tem uma casa, e viajou até Nova York. Ele ainda é proprietário de uma outra residência em Wisconsin. Investigações revelaram vídeos do idoso criticando o atual prefeito da cidade, Eric James, e os "problemas" dos moradores de rua.

Já sobre o ataque, os detalhes colhidos até o momento indicam que o autor começou a fazer a ação ainda com o vagão da Linha N em movimento. Ele jogou uma bomba de gás, colocou uma máscara para se proteger e abriu fogo. Foram contadas 33 marcas de bala. Depois, ele teria pegado uma arma Glock 9 milímetros, mas ela emperrou e ele parou de atirar para fugir na estação da Rua 36.

Dentro do vagão, ficou uma sacola com as chaves da van, munições, um pequeno machado, fogos de artifício e uma embalagem com gasolina. As autoridades ainda encontraram outras bombas de gás e uma arma na estação. "Tivemos sorte, poderia ter sido muito pior", disse a chefe da polícia, Keechant Sewell.

 

 

Post a Comment