Confira o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes, celebrado nesta quinta-feira (21)

 

feriado de Tiradentes, celebrado nesta quinta-feira (21), muda o funcionamento de bancos, comércio do centro do Recife e bairros, além dos horários de abertura e fechamento de shoppings da capital pernambucana e Região Metropolitana.


Lojas do Centro do Recife e de bairros terão funcionamento facultativo, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Bancos estarão fechados no feriado e shoppings terão horário especial que serão normalizados na sexta-feira (22).

Confira o funcionamento do comércio do Recife, bancos e shopping centers da Região Metropolitana:

Centro do Recife e bairros

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), a abertura do comércio será facultativa no centro da cidade e nos bairros, ou seja, fica a critério do estabelecimento abrir ou não.
 

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado. O atendimento ao público voltará na sexta-feira (22).

Correios

A agência Shopping Riomar funcionará das 12h às 20h.

Shoppings do Recife e Região Metropolitana

Shopping Recife - Funcionará das 12h às 21h. 

RioMar Shopping - Funcionará das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista - Funcionará das 11h às 19h. 

Shopping Tacaruna - Funcionará das 12h às 21h.

Plaza Shopping - Funcionará das 12h às 21h. 

ETC - Funcionará das 12h às 18h

Olinda

Shopping Patteo Olinda - Funcionará das 12h às 21h. 

Paulista

Paulista North Way Shopping - Funcionará das 12h às 21h.

Camaragibe

Camará Shopping - Funcionará das 12h às 21h.

Jaboatão dos Guararapes

Shopping Guararapes - Funcionará das 9h às 22h 

Cabo de Santo Agostinho

Shopping Costa Dourada - funcionará das 10h às 22h.

Igarassu

Shopping Igarassu - Funcionará das 12h às 20h. 

Moreno

Recife Outlet - Funcionará das 9h às 21h.

Home Center Ferreira Costa

As unidades localizadas nos bairros da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e Tamarineira, na Zona Norte, além da loja de Caruaru, no Agreste, estarão funcionando das 9h às 18h. Já a unidade de Garanhuns, no Agreste, abrirá das 8h às 18h. 

Prefeitura do Recife
Serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife suspensos. As atividades serão retomadas na sexa (22).

Ciclofaixa de Turismo e Lazer
Ciclofaixa será montada nesta quinta, das 7h às 16h.

Trecho da avenida Boa Viagem que compreende ao Segundo Jardim fica fechado para o trânsito e aberto para uso da população, das 8h às 21h.

Meio ambiente
O Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo da Jaqueira  funcionam, respectivamente, das 9h às 15h, com entrada gratuita, e das 9h às 16h. 

Mulher 
Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado.

Abertos os Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, no Ipsep, que funciona das 7h às 19h.

Esportes
Academias Recife e Geraldão estarão fechadas. 

Assistência Social e Direitos Humanos
Não funcionarão os serviços nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

Não funcionarão os centros de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e em Cidadania LGBT do Recife.

Abrirão o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

Abrirão o Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro.

Hospital Veterinário do Recife
Estará fechado.

Compaz e Bibliotecas
Estarão fechados.

Saúde
Vacinação contra a covid-19 acontece nos centro e drive-thrus, mediante agendamento, das 7h30 às 18h30. Para pessoas acima dos 12 anos, estarão abertos o Geraldão (Imbiribeira), o Parque da Macaxeira (Macaxeira), e a Upae do Ibura (Ibura).

Já as crianças de cinco a 11 anos podem ser vacinadas no ponto montado na Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária). Os outros 36 pontos de vacinação retornam na sexta-feira (22).

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas.

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.

Para partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (22).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Cultura
Festival Trema, cuja primeira etapa está em cartaz na cidade até domingo (24). As atividades ocuparão as pautas dos teatros Apolo, Hermilo e Luiz Mendonça.

Paço do Frevo, na Praça do Arsenalestará aberto, das 10h às 17h.

Post a Comment