Advogada baiana é a mais nova entre indicados para vaga de ministro do TSE

 

A advogada baiana Aline Ramos Moreira é mestra em Políticas Sociais e Cidadania, pesquisadora em direitos humanos, relações raciais e de gênero, e, ainda, um dos nomes indicados para disputar a vaga ministerial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - no lugar de Carlos Velloso, que renunciou ao cargo por motivos de saúde. Ela é a mais nova da lista, com 35 anos. 

Criada no Nordeste de Amaralina, periferia de Salvador, Aline pode ser escolhida para fazer parte do quadro de um dos órgãos de maior destaque na democracia brasileira.

"Recebo essa indicação com muita honra e muita alegria", disse a advogada, em entrevista ao Terra.

Com pouco mais de três décadas de vida, Aline diz que iniciou na carreira jurídica por influência do pai, servidor público, que sonhava em ver a filha se formando advogada. Ao longo da carreira, direcionou sua atuação em prol de causas sociais, de gênero e, principalmente, raciais.

Essa vocação não foi deixada de lado quando ela entrou de cabeça no ramo eleitoral. Aline reforça que sua luta é por mais igualdade e representatividade de pessoas negras e mulheres na política, mas nunca pensou que ela mesma poderia ilustrar a causa. 

"Nunca pensei que eu colheria esses frutos representativos. Sempre pensei nas políticas públicas de cota para que outras pessoas também se beneficiassem", diz.

Para ela, a indicação ao cargo de ministra do TSE é uma surpresa bem-vinda, conquistada com muita luta. Nas palavras da própria advogada, "uma vitória coletiva". 

"Só de termos uma lista de 20 nomes com oito mulheres, sendo quatro negras, já representa muito para todas nós", acrescenta.

 
Foto: Folha Dirigida
 
 

Como ocorre a nomeação

A indicação não garante a Aline Moreira a vaga para o cargo. A seleção para uma lista tríplice será feita pelo presidente da Corte, Edson Fachin, e pelo vice, Alexandre de Moraes, que assumirá o TSE em agosto. Depois, a lista é encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal ao presidente Jair Bolsonaro (PL), para a escolha final. 

Veja abaixo a lista completa de indicação para o cargo no TSE:

  1. Ademar Borges
  2. Aline Ramos Moreira
  3. Ana Claudia Santano
  4. Andre Gallegari
  5. Andre Lemos Jorge
  6. Andre Ramos Tavares
  7. Angela Cignachi
  8. Carlos Eduardo Frazão do Amaral
  9. Cassio P. V. Leite
  10. Edilene Lobo
  11. Edvaldo Nilo de Almeida
  12. Erick Pereira
  13. Fabrício Medeiros
  14. Flavio Pansieri
  15. Gustavo Severo
  16. Marilda Silveira
  17. Rogéria Dotti
  18. Simone Henriquez
  19. Vera Lúcia Santana Araújo
  20. Walter José Faiad de Moura

 

Post a Comment