TV mostra destroços do maior avião do mundo após a guerra

 

Imagens feitas por uma TV da Rússia revelaram o estado em que ficou o Antonov-225 Mriya, até então considerado como o maior avião do mundo, após bombardeios russos no aeroporto de Hostomel, nos arredores da capital Kiev, onde a aeronave estava guardada em um hangar.

Sobraram algumas partes do cargueiro, que ainda traz as cores da bandeira da ucraniana em sua estrutura.

Fabricada pelo país, o avião foi destruído durante um ataque realizado no domingo, 27. Na ocasião, uma estatal ucraniana confirmou o ocorrido.

Batizado de ‘Mryia’, ‘sonho’ em ucraniano, a aeronave iniciou seus voos em 1988, ano em que a Ucrânia ainda era parte da União Soviética. A construção, inclusive, teve como objetivo transportar equipamentos para um ônibus espacial soviético, na época da corrida espacial com os Estados Unidos.

O avião tinha proporções impressionantes: 84 metros de comprimento, uma altura de mais de 18 metros e envergadura das asas de mais de 88 metros.

O Antonov-225 Mriya foi usado pela Ucrânia para enviar equipamentos médicos para a China logo no início da pandemia de covid-19. É comum que cargueiros do tipo sejam utilizados para missões como essa. 'Antecessor’ do Mriya, o Antonov An-124 está sendo utilizado, inclusive, por forças da Otan para reforçar tropas em países da aliança.

Último voo

O último voo do Antonov-225 Mriya foi entre os dias 4 a 5 de fevereiro. Depois disso, o avião ficou guardado no hangar do aeroporto de Hostomel, destruído pelos russos. O piloto-chefe da Antonov Airlines, Dmytro Antonov, publicou vídeos do que ficou registrado como a última missão do Mriya.

Visita ao Brasil

Em 2016, o Antonov-225 fez uma visita ao território brasileiro, passando pelo aeroporto de Viracopos, no interior de São Paulo, com uma carga de 150 toneladas em turbinas. O tamanho do porte da aeronave chamou atenção dos moradores na época, além de curiosos e de noticiários do País.

 

 

 

 

Post a Comment